A ESCOLA E O SISTEMA: O QUE O DISCURSO DAS PIADAS EM CONTEXTO ESCOLAR REVELAM SOBRE A ESCOLA ATUAL

Sinopse
Este trabalho tem como objetivo observar em textos do gênero piada as ideologias e relações de poder existentes no contexto escolar, bem como as críticas e discursos vários presentes num texto aparentemente sem compromisso com a realidade social. Fatores como sujeito do discurso, ideologias, sentido e sujeito são discutidos dentro dos parâmetros da Análise do Discurso (AD). Conta-se com os pressupostos teóricos de Pêcheux (1997), Bakhtin (1992), Maingueneau (2004), Orlandi (1999), Catellan (2003), Possenti (1998), dentre outros que fornecem ampla discussão e esclarecimento acerca dos termos e procedimentos tomados como pertencentes à AD e que contribuem com a compreensão e verificação da multiplicidade de discursos presente nas piadas. Palavras-chave: Piadas, Contexto Escolar, Discurso, Sujeito, Sentido.
Autor:
Gorete Duarte
Formato:
doc
Tamanho:
122 KB
Enviado por:
Gorete Duarte
Enviado em:
19/06/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.