O pensamento de Heráclito de Éfeso

Sinopse
A filosofia nos convida a pensar. É na tradução livre do próprio termo, “amor ao saber”. E esta nova forma de pensar floresceu na Grécia Clássica, em meados do século VI a.C. aproximadamente. A Escola de Pensamento da Jônia (parte integrante da Grécia Antiga), arbitrariamente falando foi a que produziu os primeiros pensadores e questionadores dos fenômenos ocorrentes no Universo e em tudo que nos cerca. Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito de Éfeso, este último objeto de análise deste artigo. Objetivando trazer e retratar as temáticas pertinazes à historicidade, metafísica, doxografia e a sua cosmovisão. Explanando na forma conclusiva do conteúdo pesquisado o contexto histórico e o seu pensamento filosófico, atrelado a sua cosmovisão, na qual é centrada no “fogo” cósmico e no Logos uma entidade abstrata e poderosa do Universo. O fluxo das mudanças é a tônica no pensamento de Heráclito de Éfeso. Que é um pensador obscuro e único! Um filósofo que flertava com a razão e nos legou seu pensamento em “fragmentos” textuais cheios de incógnitas e sutis revelações reflexivas. PALAVRAS CHAVE – Heráclito de Éfeso, Filosofia Grega, Cosmovisão, Ciência, Metafísica, Doxografia heracliana.
Autor:
Daniel Marin RS
Formato:
docx
Tamanho:
49 KB
Enviado por:
Daniel Marin RS
Enviado em:
09/01/2024
Classificação:
seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.