A Propaganda como elemento pedagógico: Uma análise sobre representação do homem e da mulher

Sinopse
O presente trabalho se propõe a analisar as representações do masculino e do feminino nas publicidades da revista VIP. Propõe-se também a verificar e mensurar as relações entre os gêneros nesses anúncios comerciais. O objetivo principal é identificar como o corpo, o gênero e a sexualidade de homens e mulheres são trabalhados pela publicidade, bem como a força pedagógica dessa ação. Para isso, partimos do princípio de que a publicidade atua como ensino das práticas sociais aceitáveis, ao mesmo tempo em que cria tendências e desejos. Verifica-se aqui, portanto, quais são as atitudes corporais e sexuais mais características do homem e da mulher contemporâneos. A análise das imagens das publicidades foi feita a partir do modelo proposto por Martine Joly (1996), que leva em consideração a redução do imagético à descrição textual e a posterior interpretação. No tocante a pedagogização das propagandas utilizamos as discussões trazidas por Louro (2010) e Sabath (2006).
Autor:
Jéssica Freitas, Felizardo Alves Monteiro Neto, Fábio Ronaldo da Silva e Ada Kesea Guedes Bezerra
Formato:
pdf
Tamanho:
330 KB
Enviado por:
Jéssica Freitas
Enviado em:
19/03/2014
Reeditado em:
19/03/2014
Classificação:
seguro