GENEALOGIA DA JUVENTUDE: INVESTIGAÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE A JUVENTUDE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SUAS SUBJETIVIDADES NA CULTURA OCIDENTAL.

Sinopse
Trata de uma análise genealógica acerca dos discursos sobre a juventude históricos, social e culturalmente contextualizados, e como esses discursos vão interferindo, direta ou indiretamente, nos processos de construção das subjetividades juvenis em diferentes épocas e contextos. Analisa, a partir do método de análise genealógica e filosófica de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, aspectos da cultura grega e da modernidade como momentos fundamentais onde foram construídos e se configurando os referenciais simbólicos da cultura ocidental sob o viés da subjetividade juvenil. Reflete sobre o papel das instituições culturais, sociais e religiosas como interventoras nos processos onde as subjetividades juvenis são construídas. A partir disso, define possíveis elementos norteadores que se repetem constantemente ao longo de toda história humana juvenil e, usando as categorias de Moratória Vital e Moratória Social, busca pistas para se entender a complexa rede social e cultural da JUVENTUDE.
Autor:
José Wilson Correa Garcia
Formato:
pdf
Tamanho:
197 KB
Enviado por:
José Wilson Correa Garcia
Enviado em:
25/06/2012