O modelo de organização de Karl Weick aplicado no Entendimento Compartilhado entre Usuários e Desenvolvedores sobre Demandas de Sistemas de Informação (ENEGEP 2011)

Sinopse
O objetivo desta pesquisa é verificar a aplicabilidade do modelo de organização vista como um processo de Karl Weick (1973) para compreensão da dinâmica do desenvolvimento de sistemas, especificamente do processo de entendimento compartilhaado das demandas entre usuários e desenvolvedores, durante a fase de análise de requisitos de projetos de Sistemas de Informação. Para tanto, foram elaboradas proposições teóricas que associam cada elemento do modelo de base a determinadas categorias de situações e processos que ocorrem no cotidiano profissional de usuários e desenvolvedores dentro de uma empresa, observando 4 projetos diferentes. A coleta de dados aconteceu durante reuniões dos projetos e incluiu técnicas como observação participante, consulta a documentos, e entrevistas individuais com usuários e desenvolvedores. Os principais resultados encontrados mostram a aplicabilidade do modelo de Weick (1973) como lente teórica explicativa para a compreensão do entendimento compartilhado.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
341 KB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
21/12/2011
Classificação:
seguro