Friedman, Hayek e Nozick, conforme Daniel Pereira Andrade

Daniel Pereira Andrade cita Hayek ao discutir a concepção weberiana de liberalismo, buscando contrastar os dois pensadores, visto que Weber analisou o fenômeno capitalista e a racionalização moderna como dependentes de uma ética em detrimento de Hayek e seus seguidores, que incorporaram uma visão tecnocrática e quantitativa para a efetivação de

preceitos liberais. De acordo com Nozick, a obrigação de contribuir para o bem-estar do outro é uma forma de violação dos direitos individuais, o que declaradamente se manifesta na ideologia liberal, exigindo o consentimento dos sujeitos. Ademais, o autor apresenta uma visão histórico-filosófica sobre a aquisição de direitos. Já Milton Friedman, pertencente à Escola de Chicago, era um dos defensores do “laissez-faire" no que tange às decisões econômicas, em uma perspectiva neoclássica de conservação das liberdades humanas.

Disciplina: Teoria do Direito II

Isadora Welzel
Enviado por Isadora Welzel em 03/06/2023
Reeditado em 04/07/2023
Código do texto: T7804612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.