Dr. FRANCISCO MELLO, (66)996892292, ADVOGADO CRIMINALISTA, BRASIL, CENTRO OESTE, MATO GROSSO, RONDONÓPOLIS. DIREITO PENAL, AMBIENTAL, CIVIL E ADMINISTRATIVO. ARTIGO: RITUAL DO CHIMARRÃO.

RITUAL DO CHIMARRÃO – Dr. Francisco Mello

Estive por cinco dias em um retiro. Tudo estava bem, mas me faltava chimarrão. Por misericórdia, no 4º dia permitiram que eu mateasse. Nem te conto. Fiquei faceiro feito corvo no aterro, rs.

Chimarrear é desestresante. O cérebro agradece cada ingestão do amargo devolvendo alegria, e desta forma o mateador se energiza uma barbaridade.

O melhor presente que alguém pode me dar é uma cuia de chimarrão, do Colorado, claro. Respeito o Grêmio, mas sou Inter, campeão de tudo, rs. Velhos tempos!

Por falar em Cuia nova, antes de usá-la, lave a cada 3 horas, por três vezes com água fria, vai ficar úmida e encorpada. Em seguida chacoalhe erva sem molhar no interior da cuia. Repita a aplicação da erva 4 horas depois. Lave bem, e está pronta. Agora tu podes matear solito ou acompanhado.

Erva mate tem energizantes, ômega três, bioflavanoides, antioxidantes, cafeína, vitaminas, fibras e outras propriedades maravilhosas.

Sabe-se que chimarrão saciava os guerreiros indígenas nas batalhas guaraníticas sulinas propiciando mais vigor e resistência nas peleias e entreveros.

Médicos endocrinologistas por vezes inserem uso do amargo nas dietas, posto que inibe a fome e não raro substitui algumas refeições.

Digo por mim: trabalho mateando, e mesmo que passe da hora das refeições fico revigorado todo o dia.

Adoro compartilhar uma cuia de mate. Esses dias recebi vindos de Garibaldi, RS, os colegas Dr. Fernando, Dr. Caio, e dois amigos empresários (Frotistas – Transportadoras) e nos deliciamos numa roda de chimarrão, enquanto charlava-mos sobre o papel da advocacia no setor dos bitrens, logística de transportes, e modal rodoviário.

PREPARE O MATE ASSIM: Chiou a chaleira, primeiras bolhas, é o ponto da água; coloque uma colher de erva verde no fundo da cuia; despeje água até o pescoço; complete com erva e nivele a cuia; pegue a bomba e insira com cuidado na lateral procurando a água; aprofunde a bomba, criando um espaço para inserir as próximas águas. Não mecha mais na bomba. Bom chimarrão.

A primeira água é do anfitrião já que é a mais amarga, e pressupõe-se que ele seja gentil para fazer este “sacrifício”. Depois a cuia será entregue ao mais velho ou a quem por ventura esteja sendo homenageado.

Ao entrar na roda de chimarrão, receba a cuia com a mão direita; sorva sem demorar toda a água até ouvir o ronco da bomba; devolva com a direita no sentido horário ao próximo parceiro; quando estiver satisfeito entregue a cuia a quem estiver com a cambona – chaleira ou térmica – dizendo obrigado.

Lembre-se, a temperatura da água será no máximo 80º, para o melhor aproveitamento das propriedades da erva.

Guarde erva em mateira ou tapware na geladeira. Erva deve ser nova e verde. Atenção para a data de fabricação. Convém comprar dentro dos primeiros 30 ou 60 dias, mesmo que a validade seja para seis meses depois. Prontito vivente. Agora tu tens expertize em chimarrão, oigaletche, rs.

MINHA HOMENAGEM AO MAIOR POETA GAÚCHO – JAYME CAETANO BRAUN

É por isso meu Patrício; Que não mateio solito;

Embora o verde bendito; Pra mim seja mais que vício;

É o meu último munício; Que não dispenso, nem largo;

E peço a Deus; Sem embargo; Da xucreza do meu canto;

Que no céu me guarde um santo; Parceiro pra um mate amargo.

Dr. Francisco Mello dos Santos. Advogado Criminalista. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)96892292.

Dr Francisco Mello
Enviado por Dr Francisco Mello em 24/10/2016
Código do texto: T5801225
Classificação de conteúdo: seguro