O autoritarismo e a democracia

A CF de 1988 estabeleceu a democracia como sendo o sistema a ser seguido pelo Brasil em todo o seu território nacional, mas na prática ainda existem algumas limitações.

Muitos daqueles que se dizem democráticos e defensores dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 quando incomodados de uma forma ou de outra na busca de informações negam os postulados que dizem defender.

A transparência e a publicidade tão divulgados existem apenas para os outros. Quando necessário a publicidade é negada e o autoritarismo se torna o princípio a ser observado e seguido.

Na realidade o que se percebe em muitos casos é que a prática difundida no plano teórico encontra-se divorciada da realidade. A teoria é para outros, podendo ser relegada a um segundo plano.

Mas, é preciso que os princípios estabelecidos na Constituição Federal não sejam apenas uma ficção, mas que na forma da lei, excetuados os casos expressos, alcancem tanto os agentes da administração como aqueles que são os responsáveis pela execução das funções do Estado.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.