A disciplina, a hierarquia e a ética como princípios militares

As Corporações Militares, Estaduais ou Federais, são Instituições que tem por objetivo preservar a integridade física e o patrimônio dos brasileiros e estrangeiros que vivem no território nacional, e ainda a soberania da República Federativa do Brasil em atendimento aos preceitos que foram estabelecidos na Constituição Federal de 1988.

O exercício destas atividades exige investimentos em infra-estrutura, pessoal, e material, sem os quais as forças de segurança ficam defazadas e passam a enfrentar dificuldades para o cumprimento das missões para as quais foram instituídas.

Os integrantes destas Instituições encontram-se sujeitos a vários diplomas legais, dentre eles, o Código Penal Militar, Código de Processo Penal Militar, Estatuto dos Militares, no âmbito federal e estadual, e ainda os Regulamentos Militares.

Além disso, o militar, estadual ou federal, deverá observar os princípos referentes a hierarquia, a disciplina e a ética, que são essenciais para o exercício das funções que foram estabelecidas pelo texto constitucional.

As Corporações Militares se sustentam pela existência se princípios que são essenciais para manter a coesão da tropa e também para que possam prestar uma serviço de qualidade a Nação e a todos aqueles que vivem no território nacional.

Portanto, não existem dúvidas, que todo aquele que escolhe a carreira militar encontra-se sujeito além dos regramentos legais, Código Penal Militar, Regulamentos Disciplinares, ou mesmo ao Código de Ética e Disciplina, também se encontra sujeito aos princípios de hierarquia, disciplina e ainda a ética.

No Estado de Direito o estamento militar possui um papel fundamental para que as Instituições possam exercer de forma efetiva o seu papel. Não existe uma Nação Independentemente sem que esta possua um estamento militar deviemente organizado e prepara para o cumprimento de sua missão.

O Brasil precisa e deve investir cada vez mais em seu estatamento militar para que possa preservar a soberania da Nação e também os recursos naturais que se encontram no território nacional.

Desta forma, além de investir no material humano com a observância dos princípios legais é preciso um investimento efetivo em material e recursos, pois caso contrário as forças militares ficarão defazadas e sujeitas as ameaças externas em um mundo globalizado onde nem sempre os conflitos são resolvidos com base na diplomacia.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimetno a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.