BRASILEIRO NÃO É BURRO

* Nadir Silveira Dias

O povo brasileiro é pacífico. É de boa índole. Prefere festas em lugar de brigas. No aspecto, é muito parecido com o gaúcho que dá um boi para não entrar numa briga. E dá uma boiada, porém, para não sair dela derrotado.

Assim sendo, a ninguém será dado crer que o brasileiro está feliz com os acontecimentos mais recentes da última década. Não, o brasileiro, pela própria índole, tem estado contido, tem procurado evitar revidar os verdadeiros atos de barbárie que são praticados contra o povo por todos os setores do governo e do poder econômico. E por conta disso mesmo, como restolho, pelo império da violência praticada por aqueles que usam armas para obter o que desejam.

O ataque aos quartéis, às delegacias, aos homens da lei, aos militares, são apenas alguns aspectos da violência a que se vê exposto, dia a dia, o homem comum do povo. Aquele que a tudo sustenta com o seu labor, maior, ou menor, carreando, com essa corrente que forma no país, impostos e mais impostos para o governo usar do modo como bem entende. Sem quase nunca lembrar o governo, adequadamente, da segurança pública e privada das pessoas do povo, da saúde, da educação, do transporte, do pleno emprego, do saneamento, do crescimento e do desenvolvimento econômicos por si mesmo sustentados.

Brasileiro não é burro, nem covarde. A história assim o comprova. Por isso mesmo, rezem aos santos todos os responsáveis pelas barbaridades que tem patrocinado contra o povo: Seja para lhe tirar o que antes lhe era devido; seja para lhe aumentar o quanto paga de tributos; seja para diminuir seja lá o que for que a lei já garantia integrar o seu patrimônio; seja para lhe causar mais insegurança e medo. Isso sem contar a falta de perspectivas de tantos que se arriscam e vão morrer, por engano, no estrangeiro.

Rezem todos esses responsáveis para que ele se mantenha plácido e pacífico, gostando de festas em vez de brigas, gostando de praia e carnaval antes de revide, pois se algo fizer detonar o estopim, eu tenho dó não apenas dos bandidos que praticam violência para obter o que desejam; eu tenho dó dos governantes que os levam a isso e do poder econômico que os exploram, cada dia mais, com a complacência ou mesmo autorização do governo da vez.

Rezem! Rezem todos esses responsáveis!

20.10.2009 – 15h43min

* Jurista e Escritor – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 20/10/2009
Código do texto: T1877312
Classificação de conteúdo: seguro