Os pais e a sua responsabilidade em face dos menores infratores

Devido ao estabelecido na legislação brasileira, existem alguns adultos, até mesmo por covardia, que costumam se esconder atrás dos seus filhos, muitas vezes para provocarem outros adultos, por motivos diversos.

Os menores, que são considerados por lei como sendo incapazes, muitas vezes devido a influência dos pais acabam caminhando para a prática de ilícitos, acreditando na impunidade, e também acreditando que nada sofrerão em razão de seus atos criminosos.

A lei assegura a integridade física das pessoas, Constituição Federal de 1988, e segundo o Código Penal Brasileiro a legitimida defesa é considerada como sendo uma das excludentes de ilicitude.

Desta forma, se um menor atendendo ao pedido de um adulto tentar agredir uma pessoa, seja física ou moralmente, poderá não só ser processado criminalmente, e também na seara civil, assim como seu genitor ou genitora, como também poderá ficar sujeito ao exercício da legítima defesa por parte da vítima.

Portanto, ao invés de incentivarem a prática de ilícitos por parte de seus filhos, os pais devem buscar a orientação e quando necessário até mesmo o auxilio profissional.

Pode ocorrer que muitos vezes o filho querido pode estar com algum distúrbio físico, mental, ou mesmo emocional, que tem interferido nas relações inter-pessoais.

Os pais são os responsáveis por seus filhos e com certeza podem e devem ser responsabilizados pelos atos por eles cometidos.

A vida nas prisões e mesmo nas Unidades de Reeducação para menores não é fácil. Por isso, é melhor acompanhar a educação dos filhos para evitar um destino cruel para eles.

O pai que não é vigilante e que não respeita a lei com certeza lega a seus filhos um mal exemplo. O pai que é devedor do fisco, que vive de pequenos golpes contra as pessoas, que acredita na lei de gerson, que busca a qualquer preço se dar bem, que não respeita o próximo, não pode reclamar se o filho segue o seu exemplo.

Portanto, ao invés de se preocupar com a vida dos outros, os pais devem acompanhar diretamente a vida de seus filhos, para que estes não se tornem infratores ou até mesmo consumidores de drogas.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.