Você conhece a literatura Haitiana?

 

Vamos falar a verdade… quando você ouve falar no país Haiti o que lhe vem à cabeça? Na minha só vinha pobreza, tristeza e catástrofes. Receber um livro de um escritor Haitiano no clube da TAG1 me fez pensar nessas coisas e resolvi pesquisar mais sobre o país. Para minha surpresa descobri que há vários escritores respeitados de lá (eu mesma já tinha lido outro livro enviado pela TAG em 2022, “Clara da luz do mar” de Edwidge Danticat).


 

O livro é “País sem chapéu” do autor Dany Laferrière. Laferrière conta a história de um escritor (ele mesmo?) que volta para sua Haiti Natal após 20 anos de exílio no Canadá (Montreal). Que delícia andar pelas ruas de Porto Príncipe com o narrador/escritor “Velhos Ossos”... Entre o país real e o país sonhado lá estamos nós conhecendo mais sobre a cultura de um país encurralado pelo mar do Caribe e a República Dominicana.


 

Percebemos que o Haiti não é só um país pobre. É uma nação cheia de pessoas que sonham, que vivem, sobrevivem e lutam. Tem seus costumes e crenças que até hoje precisam ser protegidos e respeitados para não se perderem nesse “mundo global”.


 

O país real: a luta pela sobrevivência. E o país sonhado: todos os fantasmas do povo mais megalomaníaco do planeta” (Pág. 41)


 

E o país sem chapéu? Convido você a ler o livro e descobrir.

E se quiser fazer parte do clube literário da TAG, acesse AQUI esse link para ter acesso a desconto.

 

 

1 O clube da TAG é um clube literário em que mensalmente você recebe um livro que um curador escolhe. Sempre são livros com um bom histórico e muitas vezes inéditos no Brasil. Vale muito a pena fazer parte do clube. Clique no link se você quiser conhecer: