O ULTRARROMANTISMO

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Estudos Literários

 

A expressão plena dos sentimentos pessoais a das paixões atingiu seu ponto mais alto com os poetas da segunda geração romântica, principalmente, os que poetaram nas décadas de 1840 e 1850.

Influenciados pelos românticos europeus, sobretudo o escritor inglês Lord Byron e o escritor francês Musset, os poetas da segunda geração romântica representam o Ultrarromantismo, também chamado "mal do século", cuja poesia é impregnada de egocentrismo, negativismo boêmio e sentimental, pessimismo doentio, dúvida, descrença generalizada, tédio constante pela vida, obsessão pela morte, a melancolia e a depressão.  Tema preferido: fuga da realidade que se manifesta na idealização da infância, nas virgens sonhadas e na exaltação da morte. Escrita, na maioria das vezes por poetas adolescentes, a poesia dessa geração é artificial, servindo antes como desabafo das próprias tristezas e frustrações, procurando envolver emocionalmente o leitor. E esse envolvimento, conseguido efetivamente por alguns autores, acabou criando entre eles e o público uma resonância afetiva que é responsável pela grande popularidade obtida por certos poetas dessa época.

O Ultrarromantismo brasileiro foi cultivado na Universidade do Largo São Francisco, em reuniões (repúblicas e cemitérios) regadas a vinho e a éter.

Principais autores Ultrarromânticos Brasileiros:

   Álvares de Azevedo (183-1852) foi o maior representante do "mal do século". Autor da antologia poética Lira dos Vinte Anos (1853), publicada póstumamente. Morre antes de completar 21 anos.

   Casimiro de Abreu (1839-1860) um dos mais populares poetas do ultrarromantismo. Autor de Primavera (1859). Morre com 21 anos.

   Junqueira Freire (1832-1855), autor do livro Inspirações do Claustro. (1855). Morre aos 23 anos.

   Fagundes Varela (1841-1875), autor do Cântico do Calvário, em memória a seu filho, morto a 11 de dezembro de 1863. Morre aos 34 anos.

Características Gerais do Ultrarromantismo

   Tédio constante, morbidez, sofrimento, pessimismo, negativismo, satanismo, masoquismo, cinismo, autodestruição, fuga da realidade para o mundo dos sonhos, da fantasia e da imaginação (escapismo);

   Desilusão adolescente, idealização do amor e da mulher, egocentrismo, saudosismo, gosto pelo noturno.

Lembrança de Morrer de Álvares de Azevedo é um dos mais significativos poemas do ultrarromantismo por abordar diferentes características do "mal do Século". Estão presentes no poema a fixação pela morte como solução dos problemas, o egocentrismo, a virgem sonhada, a solidão, o ambiente familiar e a visão do cemitério (tanto é que escreveu seu próprio epitáfio: "Foi poeta – sonhou – e amou na vida"). ®Sérgio.

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Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 23/12/2011
Reeditado em 23/12/2011
Código do texto: T3403082