O problema moral

O problema moral tem usualmente uma significação mais ampla que o problema ético. Em algumas línguas, e o português é uma delas, o moral opõe-se ao físico, e daí que as ciências morais compreendam, em oposição às ciências naturais, tudo o que não é puramente físico no homem (a história, a política, a arte, etc.), isto é, tudo o que corresponde às produções do espírito subjetivo e até o próprio espírito subjetivo. As ciências morais ou, como tradicionalmente são chamadas, ciências morais e políticas, compreendem então os mesmos temas e objetos que as ciências do espírito, sobretudo quando se entendem estas como ciências do espírito objetivo e da sua relação com o subjectivo. Por vezes, opõe-se também o moral ao intelectual para significar aquilo que corresponde ao sentimento e não à inteligência ou ao intelecto. Finalmente, o moral opõe-se comummente ao imoral e ao amoral enquanto está inserido no mundo ético que se opõe àquilo que se enfrenta com este mundo ou permanece indiferente perante ele. A moral é, nesse caso, aquilo que se submete a um valor, enquanto imoral e o amoral são, respectivamente, aquilo que se opõe a qualquer valor e aquilo que é indiferente ao valor.

Mário Ferreira dos Santos
Enviado por Rogério de Sousa em 21/10/2010
Reeditado em 07/01/2016
Código do texto: T2570558
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