O problema do conhecimento

 o problema gnosiológico diz respeito ao CONHECIMENTO — Quase todos os filósofos trataram os problemas do conhecimento, mas a importância adquirida pela teoria do conhecimento como “disciplina filosófica” é um assunto relativamente recente. Os gregos trataram problemas gnosiológicos, mas costumavam subordiná-los a questões depois chamadas _ontológicas. A pergunta “o que é o conhecimento?” esteve muitas vezes em estreita relação com a pergunta “o que é a realidade?” Algo de parecido aconteceu em muitos filósofos medievais. Isto não quer dizer que não trataram pormenorizadamente o problema do conhecimento. Contudo, é plausível defender que só na época moderna—com vários autores renascentistas interessados no método e com Descartes, Malebranche, Leibniz, Locke, Berkeley, Hume e outros—o problema do conhecimento se converte amiúde em problema central—embora não único—do pensamento filosófico. A constante preocupação dos autores aludidos e citados, pelo método e pela estrutura do conhecimento é, a este respeito, muito sintomático. Todavia, não se concebia um estudo do conhecimento como capaz de dar impulso a uma disciplina filosófica especial. A partir de Kant, em contrapartida, o problema do conhecimento começou a ser objecto da teoria do conhecimento. É indubitável que teoria ocupa um lugar muito destacado no pensamento desse filósofo. Por isso, alguns autores chegaram à conclusão de que a teoria do conhecimento é a disciplina filosófica central. Outros tentaram mostrar que é uma disciplina independente ou relativamente independente. Em todo o caso, pode continuar a reconhecer-se à teoria do conhecimento um lugar destacado sem, por isso, a separar de outras disciplinas filosóficas.

Rogério de Sousa
Enviado por Rogério de Sousa em 21/10/2010
Reeditado em 07/01/2016
Código do texto: T2570553
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