O CANSÓ
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Estudos Literários
O Cansó é uma composição poética de origem provençal (Lírica Provençal), em língua vulgar ou românica. Foi cultivada nos séculos XII e XIII. É equivalente a canção ou a chanson francesa. Era um poema destinado ao canto e a instrumentação (fundia a letra e o som). Dispunham-se geralmente em três "cobras" (estrofes), cada uma das quais apresentava quatro ou sete "palavras" (versos):
"Que algur morreu con pesar,
Pois nom tornou migo falar.
Porque tarda tan muito lá,
E nunca me tornou veer,..."
Quando as estrofes se encadeavam uma nas outras por meio das conjunções e, que, ca, pero, se, etc., sem nenhuma quebra da sequência, dizia-se que o cansó era "atafinda". Se possuísse estribilho, denominava-se Cantiga de Refrão, se não, Cantiga de Mestria.
Do prisma do conteúdo, o cansó alinha-se a Cantiga de Amor, o "eu-poético" é um homem que declara seu amor por uma "domna" (dama) da nobreza, casada e inacessível; tratada por "mia senhor", porque ela é proprietária, dona de seu coração. O poeta reforça, assim, sua condição de vassalo (serviçal) diante dela, ou seja, de seu "senhor":
"E, mia senhor, des aquel di'ai!
me foi a mi muin mal,
e vos, filha de Dom Paai"
É o "amor cortês", conservado em segredo, sem revelar o nome da domna que ignora os sentimentos amorosos do poeta. Esse amor cortês expresso com forte lirismo produz a coita d'amor (em galego-português, "coitado" significava "apaixonado, sofrido"), portanto, sofrido d'amor, isto é, amor-sofrimento. E o sofrimento era tão intenso que podia levar o poeta a morte:
"Em gran coita, senhor (senhora)
que peior que mort'é,
vivo, per bõa fé,
e polo vosso amor."
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Ajudaram neste estudo: Massaud Moisés - A Criação Poética; Cultrix, S. Paulo, 1977.
Assis Brasil, Vocabulário Técnico de Literatura; Ediouro, Rio de Janeiro, 1979.
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