Metapoesia e Poetrix = Metapoetrix

Metapoesia é uma expressão artística que surge como um reflexo da própria poesia. Ela consiste na utilização da poesia como tema e objeto de reflexão, ou seja, é a poesia que fala sobre a poesia. Esse tipo de abordagem permite ao poeta refletir sobre os processos de criação, linguagem, estrutura e significado da própria poesia, além de explorar os limites da linguagem e as possibilidades de significação.

Um dos grandes expoentes da Metapoesia na literatura brasileira é o poeta João Cabral de Melo Neto. Em sua obra, ele busca uma linguagem objetiva e precisa, utilizando-se de elementos concretos e visuais em suas descrições, como em "Morte e Vida Severina" e "A Educação pela Pedra". Ao refletir sobre a própria poesia, João Cabral de Melo Neto estabelece uma relação profunda entre forma e conteúdo, potencializando a expressão poética.

Nesse contexto, surge o Metapoetrix, uma proposta literária do poeta Pedro Cardoso de trazer a Metapoesia para dentro do Poetrix. O Poetrix, por sua vez, é uma forma poética composta por três versos, com no máximo 30 sílabas, que busca a concisão e a expressão condensada de sentimentos, ideias e imagens.

Pedro Cardoso propõe uma conexão mais profunda entre o autor e o leitor através do Metapoetrix, indo além dos limites da linguagem usual. Segundo ele, o Metapoetrix exige que os poetrixtas compartilhem suas narrativas e anseios, estabelecendo uma conexão firme entre ambos. Essa proposta visa expandir os horizontes da poesia, tornando-a uma linguagem compartilhada e transformadora.

Um exemplo do Metapoetrix de Pedro Cardoso é o poema intitulado "LAR DOCE LAR":

"No silêncio da rua - vago

entre uma casa e outra - sigo

de pé em pé... até o brejo."

Nesse metapoetrix, podemos perceber diversas possibilidades de leitura, uma vez que ele contém mais de três versos em um terceto de três versos. Podemos ler "No silêncio da rua, vago", destacando a sensação de vazio e solidão. Também é possível destacar a ideia de movimento no trecho "Vago entre uma casa e outra", ressaltando o deslocamento do sujeito. Outra alternativa é enfatizar a ação de seguir, presente em "entre uma casa e outra, sigo", mostrando a continuidade da jornada. E por fim, a expressão "de pé em pé... até o brejo" remete à persistência e à busca por um destino.

O Metapoetrix de Pedro Cardoso revela-se como uma proposta de leitura múltipla e aprofundada, proporcionando diferentes camadas de significado. Essa abordagem amplia as possibilidades de compreensão e interpretação do poema, desconstruindo as fronteiras da linguagem e convidando o leitor a participar ativamente da obra.

Assim, o Metapoetrix se apresenta como um convite à ponderação, à reflexão e à exploração das potencialidades da poesia, promovendo uma maior conexão entre os escritores e os leitores. É por meio desse diálogo íntimo que a proposta de Pedro Cardoso busca transcender os limites da linguagem usual, transformando a poesia em uma experiência compartilhada e enriquecedora.

____________________

Leia na íntegra a Teoria Literaria de Pedro Cardoso sobre o Metapoetrix:

https://www.recantodasletras.com.br/teoria-literaria-sobre-poetrix/7994082