Duplix invertido

LEVEZA // PLENA

Ressequida folha // ao vento, voa

no horizonte plana // lenta, delicadamente

beijo no asfalto // posa sutil!

PLENA // LEVEZA

Ao vento, voa // ressequida folha

lenta, delicadamente // no horizonte plana

posa sutil! // beijo no asfalto

O “Duplix invertido” é um fenômeno literário fascinante que eleva ainda mais a complexidade e a profundidade dos poetrix. Trata-se de uma técnica que permite a leitura fluída dos versos tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda, criando uma simetria espelhada que desafia a linearidade convencional da escrita.

Um exemplo notável dessa proeza poética é o duplix invertido intitulado "Leveza // Plena", de autoria de Pedro Cardoso e Darlan Torres, respectivamente. Ao contemplarmos essa obra de arte literária, somos transportados para um universo de leveza e plenitude.

A peculiaridade desse formato invertido reside na sua jogada sublime, que confirma não apenas a independência dos poemas individuais, mas também a exuberância estética do duplix. Ao observarmos a troca de posições entre os poetrix, somos surpreendidos com a sensação de que emergiram de dentro de um espelho. Essa inversão sutil, entretanto, não altera nada além da ordem, oferecendo uma nova perspectiva para apreciarmos a harmonia intrínseca entre as palavras.

Assim como uma célula que dá origem a outra, o poetrix é sempre o ponto de partida para a criação do duplix invertido. Essa relação de geração e multiplicação poeticamente enriquece a forma invertida, ressaltando a riqueza intrínseca da linguagem e sua capacidade de se reinventar.

O duplix invertido é, portanto, um convite para mergulharmos em um oceano de diferentes dimensões estéticas e semânticas. É um convite para explorarmos as possibilidades infinitas da escrita, desafiando os limites da linearidade e expandindo nossas percepções. Por meio dessa manifestação artística singular, somos obsequiados a contemplar a beleza inerente das palavras e a adentrar um universo poético que transcende as fronteiras do comum e emboca o âmago do imaginário. Essa forma invertida é fruto das observações e estudos do poetrixta Pedro Cardoso.