Sonhos elétricos - Philip K. Dick - "Autofab"

O conto "Autofab" fala sobre a exploração de recursos minerais, o monopólio da indústria, a radiação pela bomba de hidrogênio decorrente de guerras e as mutações causadas por ela. A população vive em assentamentos e é abastecida pelas fábricas de alimentos e roupas sintéticas. Me lembrou um pouco "Blade Runner", com aquele cenário desolado e materiais obsoletos, como a madeira e tecido de algodão, por exemplo. E também me lembrou "No Mundo de 2020" onde os alimentos distribuídos à população são estritamente industrializados.

Três homens do assentamento de Kansas city bolaram um plano para parar a "máquina industrial" para que eles pudessem fazer seus produtos da forma como quisessem. No entanto, nem mesmo de ferramentas dispunham, muito menos armas. Por isso usaram a civilidade e uma pequena dose de contrariedade explícita para mostrar à indústria que a guerra acabara e que poderiam eles mesmo tocarem a produção. Será??? A guerra acabou (de começar)? Será que eles conseguirão parar toda essa rede de fábricas? É possível frear o poder e a ambição? O que eu achei pior nisso tudo foi não saber quem controla a indústria.

Excelente conto! Leitura muito agradável! Foi só quando terminei que percebi: "Ó! Um conto de quarenta páginas. Nem parece."