O poder da mudança de hábitos

Baseado na pesquisa do jornalista Charles Duhigg, o livro "O Poder do Hábito" procura mostrar e demonstrar como funcionam os hábitos na vida das pessoas e a possibilidade de transformá-los. A chave para mudar o hábito é saber entender de como os hábitos funcionam no dia-a-dia e como afetam, positivamente ou negativamente, no cotidiano. Exemplo de hábito prejudicial que favorece ganhar peso, é beliscar guloseimas, no caso da experiência do autor, comer cookies na cafeteria, quando assim fazia para socialização. Ele mudou o hábito de levantar mais cedo para conversar com alguém 15 minutos por dia, o que fez mudar seu hábito.

Numa primeira conclusão, Charles diz que os hábitos surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforços. Assim, para mudar o hábito, é exigida uma dedicação e disciplina por parte das pessoas se desejam realmente mudar seus atos habituais. .Quantas promessas as pessoas, no início do ano fazem, mas no decorrer do tempo, não cumprem? O autor aponta que se deve fazer repetição de comportamento para os hábitos, criando-se um processo de aprendizado e internalizando seus próprios conceitos de ações práticas. As ações inconscientes repetidas são automáticas na vida. Daí, deve-se verificar a finalidade do hábito, o que é um passo de conscientização na repetição dos atos diários. O autor cria sua tese principal sobre o hábito, que é a "Deixa", a rotina e a Recompensa. A Deixa é o estímulo que se envia e manda para o cérebro, algo que acontece no dia-a-dia, o que leva à Rotina, que é a execução da deixa, o que caracteriza o hábito, o que tem por finalidade, e a Recompensa, que é fazer o cérebro memorizar o loop do futuro diário, ou seja, satisfação pessoal. A mudança de hábito requer concentração para o resultado almejado a ser alcançado. Ao identificar a deixa, a rotina e a recompensa do hábito, pode-se escolher em substituir o processo da rotina. Funciona, praticamente, como um processo de treino ou treinamento (coach ou coaching), ou seja, verificar a prioridade na vida de modo diário, ter metas e objetivos diários, buscar apoio para as decisões diárias e ações com objetivos viáveis, determinados e pré-definidos. Exemplo: trabalhar é uma deixa que leva a rotina de ganhar dinheiro e se busca recompensa de comprar mimos ou presentes para si mesmo, ou seja, comprar objetos de desejo de consumo, mas que tal hábito, pode prejudicar nas finanças pessoais. Outro dado que o autor notou na sua pesquisa é o Hábito Mestre, que é um hábito capaz de desencadear uma série de reações de modo a pessoa a organizar a sua própria vida. Exemplo de hábito mestre: é o exercício físico, que desencadeia ações de comer melhor, levantar mais cedo, de não fumar ou fumar menos e ficar mais paciente com as pessoas em situações complicadas no dia-a-dia. Outros exemplos de hábitos mestres são: ler diariamente, tomar vinho ou suco concentrado de uva, e fazer meditação. Na conclusão final do livro, o autor propõe a rotina alternativa para mudar o hábito, com os seguintes passos: identificar a rotina que se quer mudar; experimentar recompensas diferentes/ separar as deixas; e ter um plano alternativo que produza as mesmas recompensas. Enfim, o livro orienta de as pessoas cultivarem hábitos saudáveis, que não as prejudiquem na vida financeira ou pessoal, mas que lhes proporcionem qualidade de vida. O poder do hábito é um livro muito interessante para ler, refletir, conscientizar-se e tomar atitude, se a intenção da leitura atenta é, realmente, mudar os próprios hábitos. Totalmente, recomendável!

Lúcio Rangel Ortiz
Enviado por Lúcio Rangel Ortiz em 12/12/2023
Código do texto: T7952059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.