PREFÁCIO

 

Moré Gabriel R. C. Mesnek Grinberg

Diretor da Comunizade Arizal – Associação Beneficente Israelita do Alto Tietê

 

 

ברוך אתה יי א-להי נו מליך העולם, עושה מעשה בראשית

Bereshit Maaseh Osseh HaOlam Melech Elokeinu Adona-i atah Baruch

 

“Bendito Sejas Tú Eterno nosso Deus Rei do Universo, constante realizador da Criação”.

 

A milenar sabedoria da Kabbalah faz parte do que chamamos de Torá Shebeal Pê (A tradição oral do povo de Israel), que foi transmitida secretamente de geração em geração até os dias do grande sábio da Kabbalah, o Rabino Shimon Bar Iochai, a mais de dois mil anos.

Esse conhecimento foi registrado em pergaminhos, dando origem ao Sefer Há Zohar Há Kadosh (o Sagrado livro do Esplendor) que ficou oculto das massas até a chegada do Rabino Isaac Luria conhecido pelo apelido de “Ariza” (O santo Leão), que por sua coragem, conseguiu, no século XVI, na cidade sagrada de Safed em Israel, revelar a sabedoria da Kabballah e os segredos do Zohar para todas as futuras gerações de uma forma definitiva.

Seus escritos, lições e revelações foram sendo estudados por centenas de rabinos, morim (mestres) e sábios de todas as diferentes religiões e escolas filosóficas do mundo todo. A cada onda de revelação da Kabballah novas dimensões de compreensão eram abertas, gerando assim um imenso salto de evolução da humanidade.

Esta obra ‘A Estrela Flamejante’ abre mais uma dessas dimensões de compreensão da infinita sabedoria da Kabballah, porém em uma linguagem acessível ao leitor brasileiro que queira se aprofundar nesse manancial de sabedoria Divina, e da mesma maneira que ao olharmos a luz de um relâmpago pronunciamos a benção “Baruch atah...Osseh Maaseh Bereshit” (Constante realizador da Criação) ao contemplar a grande luz emanada por essa “estrela” eu também o faço.

Parabenizo ao autor e amigo, senhor João Anatalino Rodrigues que certamente carrega em seu sangue as raízes de sua sabedoria ancestral como é dito pela tradição judaica “Uma única gota de sangue do nosso patriarca Abraão é suficiente para fazer todo o corpo e a alma ferverem”.

Que suas lições inspirem a todos nessa descoberta da Kabbalah a Sabedoria Divina Universal.

Com carinho e admiração,

Moré Gabriel R. C. Mesnek Grinberg

Diretor da Comunizade Arizal – Associação Beneficente Israelita do Alto

 

 

 

Prefácio ao livro ' A ESTRELA FLAMEJANTE- INTRODUÇÃO Á CABALA FILOSÓFICA. NO PRELO PARA PUBLICAÇÃO