CANÇÕES de Carlos Nejar

Em 1981 viajando como bolsista para organizar uma antologia contemporânea de poesia, o gaúcho Carlos Nejar marcava seu nome na geração de poetas e coloca sua poesia como um movimento entre gêneros não um gênero comuns aos outros e chegaria a ALB, além de ser o primeiro presidente peta da agremiação.

Poeta de sina e vocação “com meus poemas escrevo sonhos, com meus romances pesadelos contemporâneos”, após seis anos sem publicar, Nejar lança suas Canções (Garamond, 144 páginas, R$ 30,00), com mais de 100 poemas, na forma de um cancioneiro, com musicalidade e ritmo, características pelas quais o autor se tornou conhecido, buscando a música na linguagem, do momento que sai do homem para se comunicar a quem o escuta.

Como uma entrevista que deu, o poeta afirma que estamos novamente ficando mas próximos dos aedos da criação oral e revela nesse novo livro uma visão mais serena e madura do recuperado soneto. Suas poesias ora sem títulos, ora com títulos que fogem do lugar comum-como canção heina de um rifne e canção de ninar a tosse, lirismo levantino, oralidade foneticamente campeane, poema plástico e musical.

Descende de uma geração ligada à oralidade, trabalhando na fronteira entre epicidade e o lirismo. Usa a inovação e tradição, consolidando os versos com modéstia e discreto retraimento.“No panorama da modéstia poesia brasileira, Nejar ocupa posição consolidada e sob vários aspectos, à contracorrente”, é o que Antonio Carlos Secchin diz sobre o autor.

Poesia turbada pelo ritmo dos versos, um novo passo de nosso imortal Nejar.

17

“Eu não mereço esta morte

nem a quero tolerar.

O que me vê é mais forte,

vivo por não me calar

vivo por não te suporto.

Dentro das pálpebras, morto

nunca,nunca me acharas.”

CANTIGA DE NÃO TER FIM

“Se as asas já não faltam,

tira-me a fome, alma

tira-me alma de alma

e se a alma não acaba

a alba vai bem alta

antes que venha a voar

se o corpo já nele está

pede a infância e acabar? “

Cadorno Teles
Enviado por Cadorno Teles em 20/11/2007
Código do texto: T743986