RESENHA CRÍTICA DA OBRA OS DESAFIOS DE KAÍTO, DE ASSIS BRASIL

A presente resenha crítica da obra Os desafios de Kaíto (1985), do escritor piauiense Assis Brasil, trata exclusivamente da valorização da cultura indígena narrada de forma sutil e didática para o público infanto-juvenil. Na obra, pode-se observar aspectos bem peculiares da escrita do Assis, como a literariedade e a linguagem simples de fácil compreensão. Há, também, questões relacionadas à memória cultural, tradição e perpetuação dos costumes indígenas as gerações mais jovens e o viés do olhar do índio sobre o universo do homem branco. Outra característica importante a ressaltar é a obediência do personagem Kaíto, um jovem índio que ainda tem muito a aprender com seu avô idoso, Tamãi, cacique da aldeia dos Kamaiurás, como pode-se observar no seguinte fragmento:

- Estou com medo, avô Tamãi – disse Kaíto.- Não tenha medo, é um bicho manso, só tem tamanho, que é a sua defesa para espantar os outros bichos. Não sabe o gato-maracujá? - Sei.- Ele é pequeno, bem menor do que o tapir, quando se acha em perigo, incha a concorda, espirra alto e faz aquela cara feia... (BRASIL, 1985, p.16-17)

Na narrativa do Assis, assim como nas fábulas, os animais ganham características e personificação humanas, como uma forma de atrair os leitores e proporcionar ensinamentos válidos para toda a vida, como observa-se no fragmento abaixo:

A cabra falou logo:- Telepino está em grande dor, sujo, e não pode se levantar. A sua grande dor se chama desilusão. - Mas onde está o Telepino? – gritou o deus Mavutsinim pela voz de um trovão forte.- Não sei – disse a cabra... (BRASIL, 1985, p.51)

Assis Brasil exalta a natureza, o amor pelos bichos e pela liberdade incondicional. Os personagens principais são Kaíto, Tamãi, Nanaí, Ó-óc, Mavutsinim, Tuxaua, Timcoera. Atualmente, a produção literária infanto-juvenil do referido autor consta de cinquenta e cinco títulos, tendo a participação do índio em mais da metade, comprovando a sensibilidade do autor por temas ligados à cultura indígena e a exaltação da natureza.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Assis. Os desafios de Kaíto. São Paulo. Ed. do Brasil. 1985

http://www.gp1.com.br/noticias/professores-apresentam-em-congresso-internacional-trabalho-sobre-o-indigena-na-obra-de-assis-brasil-299399.html

Patrick Sousa
Enviado por Patrick Sousa em 27/06/2017
Código do texto: T6039050
Classificação de conteúdo: seguro