Iaiá Garcia

Esse romance de Machado de Assis é a sétima edição da editora Record, realizada no ano de 2003 da coleção Descobrindo os clássicos. A primeira vez que foi publicado esse romance foi no ano de 1878. Na minha humilde concepção Machado de Assis é o maior romancista brasileiro de todos os tempos.

Esse romance é iniciado com um bilhete da Senhora Valéria que chega nas mãos do Senhor Luis Garcia, convidando-o que fosse em sua casa para dar-lhe um conselho. Luis Garcia passou a ser amigo dessa família através do marido de Valéria que já tinha falecido. A finalidade dessa visita era um pedido para que Luis Garcia, convencesse o filho de Valéria Jorge a ir ingressar no Exército, para poder participar da Guerra do Paraguai. Uma vez que isso acontecesse, Valéria impediria que o seu filho casasse com Estela. Jorge hesitou muito em fazer parte do exército, por que se isso acontecesse, ele iria ficar longe do seu grande amor, mas acabou cedendo a vontade da mãe, alistando e partindo rumo ao Paraguai.

Durante o tempo que Jorge ficara no Paraguai, procurou se envolver com afinco nessa batalha, até mesmo para que sofresse menos longe da sua amada. Estela mesmo sabendo do amor de Jorge, nunca cedera, uma vez que ela tinha a impressão que esse namoro não seria aprovado pela mãe de Jorge, e ela também nunca sentiu a altura de um moço tão refinado como o seu amado. Mas nada disso impedia Jorge de continuar acreditando, que no fim o amor venceria todos os obstáculos.

Infelizmente para que em momento algum, esse romance fosse consumado, Valéria enquanto o filho estava na guerra, ela foi fazendo a cabeça de Estela que era sua amiga a casar-se com Luis Garcia, o amigo que ajudara convencer Jorge de ir para a guerra. E não demorou muito, para que Valéria concretizasse seu plano ardil e o casamento de Estela com Luis Garcia foi consumado. Notícia essa, que quando chegou ao conhecimento de Jorge, abalara-o completamente. Diante dessa péssima notícia, Jorge chegou a triste conclusão que deveria abrir mão do seu amor por Estela, mas isso não foi algo muito fácil.

Casando-se com Luis Garcia, Estela passa a ser madrasta de Lina que todos chamavam de Iaiá Garcia. As duas relacionavam muito bem, e Iaiá fazia muito gosto que seu pai casasse com ela.

Na guerra, Jorge ia conquistando vitórias e promoções chegando até ao posto de Major. a guerra chegou ao fim e Jorge volta novamente para sua casa, só que sua mãe já tinha falecido e Jorge passa a frequentar a casa de Estela continuamente, uma vez, que era muito amigo de Luis Garcia. Luis Garcia sabia apenas que Jorge ia para o Paraguai e que tinha um grande amor, mas em momento algum soube que era sua esposa. Com o tempo ele ficou sabendo disso, mas nada atrapalhou a amizade entre os dois, muito pelo contrário, fortaleceu mais e mais, ao ponto de quando Luis estava enfermo, pedir a Jorge que cuidasse de sua esposa e de sua filha.

Inicialmente Iaiá tinha birra do Jorge, mas com o tempo, passou a ver o rapaz com bons olhos, e isso fez com que ela mudasse totalmente sua atitude em relação a ele, e os dois foram se aproximando, Jorge passou a conhecer uma outra Iaiá, dócil, carinhosa, romântica e isso foi cativando o coração de Jorge ao ponto de esquecer de estela totalmente e a partir de então lutar pelo amor de Iaiá. No decorrer da relação entre ambos, Iaiá descobriu que Estela foi o grande amor de Jorge, e isso inicialmente fez com que Lina ficasse na retaguarda, evitando o amor de Jorge, mas que no final, depois de saber que a madrasta nunca permitiu ser amada por Jorge e que não o amava mais, Lina recobra suas forças e finalmente casa com Jorge.

Aqui nesse romance Machado de Assis, mostra que nem tudo é eterno, que até mesmo um grande amor, um grande romance pode chegar ao fim, mas mesmo assim, providenciou para que esse romance tivesse um belo encerramento.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 26/06/2017
Código do texto: T6037947
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.