O PODER DO SUBCONSCIENTE

O Poder do Subconsciente (título original em inglês: The Power of your Subconscious Mind) é um livro de autoria do Dr. Joseph Murphy1 .

O livro, um dos primeiros e mais famosos livros de mentalismo afirma que existe um poder dentro de cada um de nós e este poder é acionado pelo pensamento.

Dr. Murphy demostra certa influência em sua obra,com a Psicologia Junguiana, particularmente das idéias de sincronicidade e inconsciente coletivo.

Sem duvidas um dos melhores e mais populares livros de auto-ajuda já escritos, O Poder do Subconsciente ajudou milhões de pessoas a alcançarem grandes objetivos apenas mudando a maneira de pensar. As técnicas revolucionárias descritas pelo Dr. Murphy,baseiam-se em um princípio simples e prático: se você acredita em algo sem restrições e faz um retrato disso em sua mente, remove os obstáculos subconcientes para que seu desejo se concretize. Assim, qualquer um pode transformar em realidade aquilo em que acredita. Com a descrição de histórias verídicas de sucesso, O Poder do Subconsciente é um guia para libertar o poder da mente que revela segredos para melhorar um casamento, vencer medos, eliminar hábitos nocivos, dinheiro e a felicidade pessoal.

Murphy defende a tese de que a mente subconsciente, ao aceitar uma idéia, começa imediatamente a pô-la em prática por meios sobrenaturais. Desta forma, para se alcançar o sucesso e o êxito é necessário unicamente se conseguir que a mente subconsciente aceite a idéia de sucesso, êxito, saúde, tranqüilidade ou a posição social que se deseja. Contudo, segundo Murphy, a mente subconsciente aceita tudo que lhe é sugestionado de forma vigorosa e constante, mesmo que seja falso, provocando resultados desfavoráveis. Desta forma, ele sugere que as pessoas utilizem a auto-sugestão, principalmente durante os instantes antes de dormir, por meio de preces dirigidas à mente universal de Deus, quando a mente consciente está mais passiva, tornando o subsconsciente mais receptivo. Deste modo, a mente consciente não resistiria às idéias que queira se imprimir na mente subconsciente.

MINHA OPINIÃO SOBRE O LIVRO O PODER DO SUBCONSCIENTE

De todos os livros de autoajuda já escritos esse é a meu ver o mais simples e direto de todos, embora trate de conceitos já batidos e amplamente difundidos, de como os pensamentos interferem em nossas vidas, até mesmo de forma material, o autor procura deixar de lado a teoria e se concentrar em casos concretos com relatos de pessoas que obtiveram sucesso com o poder do subconsciente.

O autor procura exortar a todos sobre o poder da fé, latente em todos nós, porém, ainda mal compreendido, e infelizmente, manipulado por falsos gurus da atualidade, a questão peculiar é que Deus não é o centro da obra e isso pode causar um certo repúdio por parte dos cristãos e religiosos mais tradicionais, porém, não acredito que Murphy tenha feito isso com má intenção,ele, em outros de seus livros cita Deus,porém, talvez para que a obra e os conceitos fossem bem recebidos por ateus, agnósticos e até por desviados, ele centraliza tudo na mente subconsciente, que pode perfeitamente ser entendido como Deus, conforme a crença de cada um, creio que devemos deixar os nomes em segundo plano, pois o que importa mesmo é que nos tornemos pessoas melhores através dos pensamentos edificantes, não vejo incompatibilidade entre os conceitos explicados por Murphy e muitos ensinamentos que são passados nos templos, basta irmos ao fundo do pensamento e não ficarmos apenas na superfície, e para irmos a fundo é recomendável, que o livro seja lido mais de uma vez, com comprometimento e meditando-se em cada conceito desenvolvido, só assim poderemos absorver melhor o conteúdo.

Hoje, podemos confirmar através da ciência que os pensamentos possuem um papel decisivo na saúde de forma geral, seja física e mental, claro que ao ler o livro não se deve alimentar devaneios de se ganhar na mega sena nem nada disso,o autor explica que a nossa parte consiste em mentalizar conceitos e princípios gerais como amor, saúde e riqueza, sem especificar, pois o “como” é função do subconsciente e não temos como saber como ele agirá. Apenas que o resultado virá de algum jeito.