PENSANDO MELHOR: INICIAÇÃO AO FILOSOFAR *

Devido ao fato de ambas as autoras terem formação na área de Educação e Filosofia, sendo pesquisadoras e educadoras, tem certa credibilidade para falar do assunto, mesmo não sendo tão conhecidas.

Neste trabalho busquei avaliar o livro acima mencionado, de filosofia para o Ensino Médio. No qual, as autoras por serem da área de educação e filosofia, procuraram elaborar algo que visasse garantir a especificidade da disciplina, possibilitando que o aluno problematize sua própria experiência, desenvolvendo-se uma atitude reflexiva e crítica, dentro dos parâmetros dos PCNs de filosofia. Buscando estabelecer uma relação entre as vivências do aluno e as questões que lhe são apresentadas através dos temas e textos clássicos da filosofia, de forma simples e objetiva, como: questionamentos, gráficos, figuras e desenhos ilustrando a situação. Assim, a aula pode ser ministrada visando estabelecer um diálogo entre o aluno e o texto filosófico, evitando qualquer unilateralidade, seja ela a mera apreensão do conteúdo sem conexão com a realidade imediata, seja ela a simples exposição das experiências, de forma não crítica. Vale ressaltar ainda, a divisão clara e distinta dos capítulos, fácil entendimento, a grande quantidade de exercícios de fixação e espaço para respostas, favorecendo assim a assimilação dos conteúdos, por parte dos alunos.

Quando analisamos aspectos que constituem os parâmetros Curriculares Nacionais, os livros didáticos têm que obedecerem a certos critérios. E antes de tudo, temos que nos preocupar com seus conteúdos, acessibilidade, no que refere ao distanciamento dos valores humanos, a falta de uma perspectiva crítica por parte dos alunos, se os textos aguçam a busca do conhecimento filosófico, também diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes, na Política, na Cultura e em outras áreas. Que de certa forma elas buscaram trabalhar essas carências.

Portanto, eu recomendaria o livro por serem bem didáticos, de fácil compreensão, com boa estética, ilustração dinâmica, exercícios e bons conteúdos. No entanto, teriam que usar outros artifícios para enriquecer a aula, como boas obras, revistas, textos diversos, assuntos que despertem comentários, etc. Vale levar em conta o seu valor que é em torno de R$ 60,00, impossibilitando sua escolha em algumas localidades carentes.

* SÁTIRO, Angélica, WUENSCH, Ana Míriam. PENSANDO MELHOR – Iniciação ao Filosofar. 3ª Edição – 1999, 4ª tiragem 2002 – São Paulo: Editora Saraiva, 2002.