Análise de conjuntura
Wilson Correia
Resenha sumária de:
SOUZA, H. de. “Como se faz análise se conjuntura”. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2005, 55p.
A análise de conjuntura é uma forma árdua de estudo da realidade vivida para nos aproximarmos dela de maneira que nos possibilite a articulação entre os diversos aspectos que a atravessa. É uma busca de formulação cognitiva sobre o que vemos, o que não vemos, o que dizem que a realidade é o que ninguém consegue dizer no que ela está se constituindo. É um trabalho duro, complexo. Por isso, este livro de Betinho pode nos ajudar nesta tarefa.
Categorias e análise
1 “ACONTECIMENTOS”. Fato é diferente de acontecimento. Alguém cair de um cavalo é fato, mas um presidente da República cair do cavalo, certamente, é um acontecimento;
2 “CENÁRIOS”. Referem-se aos espaços em que a trama social se desenvolve, os quais podem ser, por exemplo, uma praça ou um gabinete de um político no exercício do poder;
3 “ATORES”. Indivíduo, grupos, organizações, empresas e assemelhados;
4 “RELAÇÃO DE FORÇAS”. Confronto, coexistência ou cooperação? Domínio, igualdade ou subordinação entre grupos e classes de diferentes atores sociais?;
5 “ARTICULAÇÃO” ou “RELAÇÃO” entre estrutura e conjuntura. O que constitui a base e é mais duradouro em um dado acontecimento (economia, história, formas de poder) em comparação com o que é mais imediato e mais suscetível ao movimento dos sujeitos sociais e que compõe a conjuntura (acontecimento, atores, dados implicados em um determinado acontecimento).
6 “ESTRATÉGIA” e “TÁTICA”. Estratégia (mais geral) refere-se às forças e meios postos a serviço de determinados objetivos previamente estabelecidos. Tática (ações particulares concretas) é a ferramenta empregada como etapa da estratégia.
Passos para se fazer a análise conjuntural:
1 Listar grandes questões ou acontecimentos momentosos, com a participação de todos os membros do grupo que se reúne para empreender a análise de conjuntura;
2 Identificar e caracterizar as forças implicadas nessas grandes questões ou acontecimentos;
3 Identificar e caracterizar os atores implicados nessas grandes questões ou acontecimentos;
4 Escolher entre os participantes aqueles que irão representar forças e atores, como em uma peça de teatro;
5 Levar as pessoas ao palco para que representem ou encenem a realidade vivida e objeto da análise conjuntural.
6 Fazer o “processamento” cognitivo e compreensivo daquilo que foi encenado, tentando articular o particular com o geral ao como eles impactam nossas vidas, que medidas eles pedem, que ações concretas exigem de cada um dos membros do grupo, da sociedade e seus diversos sujeitos?