" Ser anjo no mundo de hoje não significa outra coisa senão trazer a luz da diferença." 
                                                            (Padre Fábio de Melo)





                    Mulheres Cheias de Graça
                 

          Este livro me chegou pelas mãos de minha vizinha, Dona Leni como presente do meu último aniversário. Demorei para abrir o presente, porque não estava querendo ler mais um livro de religião. Afinal, eu já leio tanto livro religioso por conta das minhas atividades pastorais. 
          Mas, acabaram-se os livros que eu tinha para ler e resolvi tirar o invólucro de acetato que protegia o livro amarelo.  Mulheres Cheias de Graça, pensei – Deve contar a biografia de mulheres santas, tão diferentes de mim. Mas vou ler, prá ver se aprendo afinal! 
          Surpresa, ao abrir o livro eu percebi que não se tratava de um livro de cunho religioso, mas de vinte e quatro contos, cada um com uma protagonista mais graciosa que a outra. Pelo sotaque parecem que são todas mineiras, mas poderiam estar em qualquer lugar deste país. São contos breves e deliciosos de se ler. Todas as histórias são contadas pela protagonista, o que nos leva a pensar no autor, na sua cumplicidade com as mulheres, de modo geral. Não são heroínas do tipo novela das nove que se casam com mocinhos e ao final vivem felizes para sempre. São mulheres comuns impensáveis para qualquer autor como protagonistas. Estão longe de serem as certinhas. São portadoras dos pequenos defeitos da carne, cometem pecados e até desejam o mal aos outros. Mas parecem como nós, que na verdade, só pensamos, mas não queremos realmente que o mal aconteça. 
          Dentre os vinte e quatro contos, quero destacar:  O DESACATO DA TARDE, onde a história transcorre ao redor de uma mesa para um lanche da tarde, com iguarias deliciosamente descritas, dignas de uma casa mineira.
          Diante do título, o leitor poderá remeter suas lembranças para a oração do terço, que ao desfiá-lo repetimos as palavras do Anjo Gabriel - "Ave Maria, Cheia de Graça!" - Não deixa de ser um louvor às mulheres de cada dia, que amam, sofrem, choram, pecam e são felizes, apesar de todas as suas dores humanas. Mulheres Cheias de Graça é um livro que deve ser lido em voz alta, para sentir a presença de suas personagens tão inusitadas e de desvelada sutileza. Gostei de ter lido.




Título – Mulheres Cheias de Graça
Classificação – Conto Brasileiro
Editora – Ediouro Publicações Ltda – RJ
ANO - 2009
Autor – Padre Fabio de Melo
ISBN: 9788500330223
Formato: 13,5 x 20,8 cm
Número de páginas: 208
Breve Biografia –  Padre Fábio de Melo nasceu em 03 de Abril de 1971em Formiga, MG. É sacerdote católico, cantor, compositor, professor universitário, escritor e apresentador de rádio e TV. Mestre em Antropologia Teológica, possui uma voz aveludada que canta como ninguém sobre as coisas do céu. Foi ordenado sacerdote em 2001 e atua na Diocese de Taubaté - SP

Lili Maia
Enviado por Lili Maia em 29/04/2010
Código do texto: T2227420
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.