Twin Peaks - Os Últimos Dias de Laura Palmer

Esse filme tem as características mais marcantes dos filmes de David Lynch: é bizarro, surreal e enigmático, com personagens extremamente excêntricos e peculiares. O filme é, na verdade, um prequel para as telonas da cultuada série de televisão dos anos 1990, criada pelo diretor em parceria com Mark Frost. O mote do seriado era o misterioso assassinato de Laura Palmer, uma jovem que mergulha em um mundo de drogas, sexo e violência numa pequena cidade do interior americano. A série combinava elementos de drama, mistério, horror e humor negro, e o filme não é diferente, embora divida as opiniões dos fãs de David Lynch.

 

Na história, dois agentes do FBI, Dale Cooper (Kyle MacLachlan) e Sam Stanley (Kiefer Sutherland), investigam a morte de Teresa Banks, uma garçonete que morava em um trailer, cuja morte pode estar associada ao falecimento de Laura Palmer um ano depois.

 

Logo no começo da trama, somos apresentados a uma personagem enigmática, vestida toda de vermelho e com peruca igualmente vermelha. Depois descobrimos que ela é uma espécie de presságio dos acontecimentos que virão; todos os seus trejeitos são recados para os agentes do FBI.

 

Os agentes dirigem-se então para o local onde está o corpo e são recebidos com risadas. Após adentrar o lugar à força, eles realizam uma autópsia no corpo desfalecido. Em seguida, interrogam alguns personagens enigmáticos e bizarros, como uma funcionária do local onde Teresa Banks trabalhava, que jurava que ela fazia uso de drogas, e o proprietário do trailer em que Teresa estava hospedada. Ao inspecioná-lo, encontram o anel que Teresa usava antes de morrer e que estava desaparecido. Depois disso, o filme corta para Filadélfia, base das investigações da morte de Teresa. E tudo fica muito confuso, disperso e surreal, como é característico dos filmes de David Lynch. Mas o que ficamos sabendo é que um jovem agente do FBI, Chet Desmond, desapareceu a alguns quilômetros da cidade de Twin Peaks após descobrir pistas de um misterioso assassinato.

 

Depois dessa cena, a ação volta para o agente Dale. Até aqui, são mais ou menos 30 minutos de película. Só que, de uma hora para outra, Lynch esquece a investigação de Teresa para emergir no obscuro mundo de Laura Palmer e depois não retorna à trama em nenhum momento, deixando muitas pontas soltas.

 

Em Twin Peaks, são mostrados os últimos dias de vida de Laura Palmer, como ela alternava entre dois amantes de personalidades distintas: Bobby, um problemático, e James, o introspectivo. James é bonito, amoroso e parece ser o cara ideal, mas ela se sente atraída sexualmente por Bobby, que é mais descolado, mas é visto como inútil. Ela também tem um affair com seu psicólogo. No filme, há uma piada muito engraçada quando o agente faz a previsão do próximo assassinato, que seria o de Laura Palmer, e ele diz que será uma garota do ensino médio, loira, viciada em drogas e sexualmente ativa. Então, seu superior disse que essa previsão não ajudava muito, pois ele acabara de descrever metade das garotas dos EUA.
 

Laura tem uma amiga doce e boa companheira chamada Donna. Em certo dia, contudo, Donna foi atrás de Laura numa boate e acabou sendo drogada, sem saber, por um dos acompanhantes. No outro dia, já não lembrava mais de nada. Outra situação envolvendo entorpecentes que Laura se meteu foi quando ela e Bobby foram pegar uma nova remessa, e o traficante acabou sacando o revólver; então, Bobby revidou e atirou nele antes. Em vez de ficar abismada com a situação, Laura tem um ataque de risos. Com sua nova remessa em mãos, Laura perde cada vez mais o controle. Ela faz coisas inacreditáveis para obter mais drogas, como se entregar a traficantes vis.
 

Na última parte do filme, já é difícil distinguir o que é real e o que é imaginação, porque é tudo muito onírico. A insanidade de Lynch chega ao seu ápice. Mas acontece que, quando Laura ia se entregar sexualmente a um traficante, ela estava sendo amarrada por ele. Quando o pai dela chega, em vez de resgatá-la, é explicado que era ele que era obcecado por ela, inclusive era quem arrancava as páginas do seu diário. Então, o pai de Laura rapta a filha e a assassina, jogando-a num lago. Loucura total, não?

 

Apesar dos lapsos na narrativa, o filme conseguiu me prender. Disseram que, quando ele foi exibido inicialmente no Festival de Cannes de 1992, recebeu sonoras vaias. Mas depois o título ganhou status de filme cult, apesar de não ser nem de longe dos melhores do diretor.
 

Eu acho que só pelas imagens surreais que Lynch consegue produzir, as atuações que ele extrai dos atores e a atmosfera sombria que ele consegue conferir ao filme, já vale a pena assisti-lo. A atuação de Sheryl Lee como Laura Palmer também é instigante e impecável. E ainda conta com a participação especial de David Bowie.
 

Os filmes de Lynch têm a qualidade de transformar passagens banais, como a do pai que indaga a filha se ela lavou as mãos para comer, quase numa cena de terror. E o melhor é que, assim como eu, não é necessário ter assistido inicialmente à série original.

 

**Ficha Técnica do Filme "Twin Peaks: Fire Walk with Me" (1992):**

 

**Título:** Twin Peaks: Fire Walk with Me

 

**Direção:** David Lynch

 

**Roteiro:** David Lynch, Robert Engels

 

**Elenco Principal:**

- Sheryl Lee como Laura Palmer

- Kyle MacLachlan como Dale Cooper

- Ray Wise como Leland Palmer

- Mädchen Amick como Shelly Johnson

- Dana Ashbrook como Bobby Briggs

- Chris Isaak como Chet Desmond

- Kiefer Sutherland como Sam Stanley

- David Bowie como Phillip Jeffries

 

**Gênero:** Drama, Mistério, Terror

 

**Data de Lançamento:** 3 de junho de 1992 (Festival de Cannes), 28 de agosto de 1992 (EUA)

 

**Duração:** 135 minutos

 

**Produção:** Mark Frost, David Lynch

 

**Música:** Angelo Badalamenti

 

**Fotografia:** Ron Garcia

 

**Edição:** Mary Sweeney

 

**Design de Produção:** Patricia Norris

 

**Figurino:** Patricia Norris

 

**Estúdio:** CiBy 2000, Twin Peaks Productions

 

**Distribuição:** New Line Cinema

 

**Prêmios Notáveis:**

- Nenhum prêmio relevante.

 

**Curiosidades:**

- "Twin Peaks: Fire Walk with Me" é uma prequela do seriado de televisão "Twin Peaks," explorando eventos que precedem o assassinato de Laura Palmer.

- O filme foi inicialmente recebido com vaias no Festival de Cannes, mas ao longo dos anos, ganhou status de filme cult.

- A trilha sonora de Angelo Badalamenti contribuiu significativamente para a atmosfera única do filme.

 

**Sinopse:**

O filme aborda os últimos dias de vida de Laura Palmer, explorando eventos que levaram ao mistério apresentado na série "Twin Peaks." Lynch mergulha ainda mais fundo no universo surreal e enigmático da pequena cidade, revelando aspectos perturbadores da vida de Laura antes de sua trágica morte.

 

 

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 17/01/2024
Reeditado em 17/01/2024
Código do texto: T7978826
Classificação de conteúdo: seguro