Guia Romântico para Lugares Perdidos

Nesta bucólica película italiana, Clive Owen interpreta Benno, um repórter britânico de TV que enfrenta sérios problemas de alcoolismo ao ponto de contrair cirrose e precisar procurar uma clínica de reabilitação. Mesmo com o diagnóstico de que continuar bebendo pode ser fatal, ele mantém-se entregando aos prazeres mundanos na bebida. Certa feita, ele chega tão ébrio em seu apartamento que acaba, sem querer, tentando abrir a porta da casa de outra pessoa, que assustada chama a polícia.

 

A pessoa em questão trata-se da personagem de Jasmine Trinca, Allegra, uma mulher que gosta de viajar mas sofre com sequentes ataques de pânico.

 

Quando o suposto invasor tenta entrar em sua residência, ela é acometida por um ataque de pânico. Então ela se vê obrigada a chamar o resgate para socorrer tanto ela quanto o bêbado que desmaiou em sua porta. Ambos são levados ao hospital no qual justamente a mulher de Brenno está trabalhando como plantonista. Depois de acordar, a moça decide sair abruptamente do local. Chegando em sua casa, depara-se com seu namorado que a questiona por que ela havia dito que viajaria para o Polo Norte, na verdade, todas as viagens que ela falava que fazia eram todas mentiras. E os dois rompem o relacionamento.

 

Nesse ínterim, Clive Owen, já recuperado da bebedeira, volta para sua casa. Chegando lá, sua mulher pede para ele se desculpar com sua vizinha. Ele pede perdão e encontra ela desconsolada esperando a ligação do namorado para pedir desculpas. Então, pelas fotografias do apartamento dela, descobre que ela é uma espécie de guia turística.
 

Depois do pedido de desculpas, ela vai até a casa dele fazer o inusitado pedido de ele acompanhá-la na próxima viagem dela. Ele, que se vê obrigado a ficar internado para tratamento para alcoolismo, decide fugir da clínica para aceitar o pedido da sua desconhecida vizinha.

Os dois seguem, juntamente com o cachorro de Benno, Maurice, para sua viagem rumo a lugares perdidos, mas que oferecem destinos exuberantes ou exóticos. Normalmente lugares inabitados e paisagens mortas, mas que têm lá sua beleza particular.
 

Enquanto viajam, Allegra alimenta o seu blog com a informação dos lugares visitados para que seu antigo namorado veja e vá ao seu encontro. Apesar de Benno ter feito a viagem para fugir do alcoolismo, ele continua enchendo a cara, até com um dos funcionários do hotel que se hospeda.

 

Há uma coisa curiosa sobre alcoólatras e dependentes químicos, eles estão tão habituados a viver consumindo esses entorpecentes que, com o passar do tempo, não passam mais a enxergar a si mesmos levando uma vida diferente dessa rotina. É preciso tomar uma resolução para interromper esse hábito nocivo, como a internação que Benno resiste em concordar.
 

A segunda parada deles é uma fábrica velha, onde Allegra se sente confortável em revelar as origens de seu medo de sofrer ataques de pânico. Desde que sua mãe morreu, ela evita lugares muito lotados de gente ou espaços abertos. Só se sente verdadeiramente confortável na sua casa, por isso todas as suas viagens foram inventadas. E ele tem uma filosofia interessante sobre as vantagens de permanecer em casa, a qual, devo confessar, eu concordo inteiramente.

 

No próximo posto da viagem, Benno continua passando vergonha por conta da bebida. Ele amanhece caído numa vegetação na manhã seguinte. Allegra opta por ir na terceira parada sozinha, um centro aquático desativado.
 

Na quarta parada, Benno passa de todos os limites e acaba passando a noite numa delegacia. Ele encontra Allegra já no próximo destino no dia seguinte, e ela confessa suas mentiras para seu namorado e os dois reatam, combinando de se encontrarem na última parada da viagem. Chegando lá, eles encontram o namorado de Allegra e a mulher de Benno. Acontece que durante a bebedeira do dia anterior, ele havia ligado pra ela pedindo ajuda e os dois ficaram de se encontrar no próximo dia.

 

E ela deu um ultimato para ele, disse que não poderia ser mais a sua guardiã e que voltaria pra casa sozinha. Se ele a quisesse de volta, ele teria que retornar para casa por conta própria e subir todos os degraus da escada sóbrio. No banheiro, Benno começa a tossir sangue.

 

O último local da viagem atípica é a casa que Benno cresceu na infância. Benno acomoda os dois amantes em um quarto mas no outro dia, como ele não tem jeito mesmo, enche a cara de novo. Numa espécie de celeiro, ele acha um toca-discos e ao som de Sex Pistols começa dançar loucamente. Allegra o acompanha nessa dança insana.

 

O filme é de fato bem singelo, mas é interessante ao demonstrar como duas pessoas com patologias distintas são capazes de conviver juntas, mesmo que durante um período curto de tempo, e sem pré-julgamentos. A minha avaliação, no final, foi positiva.

 

 

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 16/01/2024
Reeditado em 16/01/2024
Código do texto: T7978057
Classificação de conteúdo: seguro