Resenha do Roteiro "Dança das Cadeiras"

"Dança das Cadeiras" , escrito por João Bosco Rolim Esmeraldo, é uma obra

cinematográfica que aborda temas profundos sobre superação, amizade e resiliência.

A narrativa nos conduz por uma jornada emocional, centrada em Danilo, um jovem que enfrenta um acidente traumático que o deixa paralisado, e sua busca por recuperar a normalidade de sua vida.

A trama se inicia com uma atmosfera introspectiva, com Danilo refletindo sobre sua infância, sua paixão pelos estudos e seu envolvimento em atividades esportivas.

A descrição detalhada dos personagens revela suas personalidades únicas e a dinâmica do grupo de amigos, criando uma conexão imediata com o público.

O ponto de virada ocorre com o trágico acidente na piscina, num jogo de polo aquático, que altera irrevogavelmente o curso da vida de Danilo. A partir desse momento, o roteiro explora as consequências emocionais e físicas do incidente, destacando a luta do

protagonista para adaptar-se à sua nova realidade.

A interação com os personagens secundários, como seus pais e amigos, adiciona camadas de complexidade à narrativa, mostrando diferentes perspectivas sobre a adversidade.

A música, uma força motriz na história, serve como uma metáfora poderosa para a

jornada de Danilo. A descoberta do "litrofone", um instrumento musical improvisado, simboliza sua capacidade de encontrar beleza e expressão mesmo diante das adversidades mais difíceis.

A temática da amizade é habilmente explorada, especialmente na relação entre Danilo e Deda, cuja amizade enfrenta desafios após o acidente. A narrativa destaca a importância do apoio mútuo e da compreensão na superação de obstáculos.

O roteiro também aborda questões sociais relevantes, como o bullying e a violência,

ilustrando as dificuldades adicionais enfrentadas por pessoas com deficiência.

A representação realista desses temas adiciona profundidade à história e ressalta a resiliência e determinação de Danilo em sua jornada de recuperação.

Em suma, "Dança das Cadeiras" é uma obra emocionante que combina elementos de drama, música e amizade para criar uma narrativa inspiradora sobre superação e esperança.

João Bosco Rolim Esmeraldo oferece uma visão tocante da capacidade humana de encontrar luz mesmo nas situações mais sombrias, fazendo deste roteiro uma leitura essencial para aqueles que buscam histórias de coragem e determinação.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 12/01/2024
Reeditado em 12/01/2024
Código do texto: T7974754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.