ROD TV episódio 7: a cidade da ilusão

ROD TV episódio 7: a cidade da ilusão
Miguel Carqueija


Prosseguindo seus serviços para a Dokuseisha, misteriosa organização chinesa, as três irmãs usuárias de papel, Maggie Mui, Michelle Cheung e a adolescente Anita King dirigem-se a uma estranha cidade em busca de certo John Smith (ator de teatro) que estaria na posse de um dos livros secretos da Biblioteca Britânica, o “Livro do Cérebro Supremo”. Lá chegando porém coisas estranhas começam a acontecer a partir do desaparecimento de Michelle no banheiro feminino de um restaurante. Este é um dos mais estranhos episódios de ROD, onde tudo o que acontece parece ilusório, onde todos parecem mentir...


Resenha do sétimo episódio (Na moita) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).
Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda


“Se todos mentem, a verdade torna-se oculta”
(Buggy Weg, policial)

“Esta cidade é um grande estúdio, que John Smith construiu para representar sua vida. É o palco aonde ele representa as peças que ele mesmo escreveu.”
(Michelle Cheung)


Enquanto o livro que elas procuram é entregue, em trama paralela, à própria Dokuseisha pelo misterioso Joker (acompanhado pela sua secretária Wendy — personagens já conhecidos nos três OVAS de ROD), Kim, agente da Dokuseisha, e as três irmãs, acabarão chegando à conclusão de que a pista era falsa. Entretanto raras vezes elas passaram por tanta aflição, separadas cada uma das outras e Maggie, até mesmo presa e acusada do assassinato de Michelle. As ruas estão estranhamente vazias. Ao escapar da prisão Maggie depara com este estranho fenômeno. Só depois fica claro que as ruas estão quase vazias por falta mesmo de população, só lá estão os atores das peças de John Smith, que executam praticamente um show realista. O que fica claro é a lealdade entre as três; separadas, cada uma procura imediatamente as outras.
Aos poucos vai ficando mais clara a importância, na trama, dos livros secretos (nove ao todo) que representam grandes poderes e teriam sido escritos por um homem conhecido como Gentleman (que aparece nos especiais ou OVAS de ROD, anteriormente produzidos).
(usuárias de papel=pessoas dotadas de poder telecinético sobre papel, que podem transformar a seu bel-prazer, inclusive criando armas e veículos de papel)

Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2017.