ROD OVA 3: a fortaleza dos i-jins

ROD OVA 3: A FORTALEZA DOS I-JINS
Miguel Carqueija


O terceiro e último OVA (especial de televisão de animê) de ROD – Read or die (Leia ou morra) apresenta uma verdadeira operação de guerra, com o estrategista Joker (Mr. Joseph Carpenter), diretor da Biblioteca Britânica (organização que, nesse mundo alternativo, cuida da segurança do Império Britânico ainda existente no século XXI) e seu estado maior, sob orientação do avatar Gentleman (o verdadeiro chefe do império, ausentes monarcas e ministros), organizando o ataque à fortaleza marítima dos I-jins, os clones de personalidades que, portadores de estranhos poderes, pretendem exterminar a humanidade e tomar o seu lugar, julgando-se uma raça superior.
Mantendo contato com a base através de comunicadores, Yomiko Readman (The Paper) e Drake Anderson abordam a fortaleza dos I-jins. Lá, porém se encontra Nancy, “Miss Deep”, a i-jin que detém o poder de penetrar a matéria e que fizera amizade com The Paper. Ingênua e inocente, Yomiko “The Paper” Readman não enxerga Nancy como inimiga. Drake, mais pragmático e sem muita paciência com The Paper, prefere concentrar-se em sua missão.
O plano de Ikkyu, líder dos i-jins, é maquiavélico. Com a ajuda do clone de Beethoven ele dispõe de uma melodia que, segundo se crê, induz ao suicídio, e pretende transmiti-la ao mundo inteiro. Para tanto lançará um míssil à estratosfera e de lá a transmissão será feita. Com seus poderes de manipuladora de papel, The Paper deverá impedir a tragédia... mas as forças que ela enfrenta são muito poderosas. A fortaleza dos i-jins, com seus raios laser, já derrotou a força-tarefa dos americanos e ingleses...


“Aborte o lançamento, renda-se e devolva o meu livro!”
(Yomiko Readman, “The Paper”)

Resenha do OVA 3 de “Read or die” (Leia ou morra), ou ROD. Japão, 2003. Criação e roteiro: Hidyuki Kurata. Produção: Masatochi Fujimoto e Keiichi Matsuda. Direção de arte: Kazuo Ogura. Música: Taku Iwasaki. Desenvolvimento: Ryuzu Shirakawa. Planejamento: Tomiyo Hiruta.
Personagens e elenco de dublagem:

Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Drake Anderson...............................................Masami Iwasaki
Gentleman.......................................................Bunmei Tobayama
Wendy..............................................................Mika Sakenobe
Ikkyu.................................................................Konta
Fabre................................................................Junko Takeushi
Gennai Hiraga..................................................Ryosuke Otani
Presidente Cole...............................................Naoki Izumi

Com os dois OVA’s anteriores, o terceiro de “ROD–Read or die”, que transporta para a tela a super-heroína de livros e mangás, a manipuladora de papel “The Paper”, forma assim uma longa-metragem. O ideal é assistir os três OVA’s de uma vez (já resenhei os dois anteriores).
É algo de imperdível. Tudo tem charme nessa obra. A jovem assistente de Joker, por exemplo, é engraçadíssima. Wendy está sempre pressurosa para atender as ordens do chefe da Biblioteca Britânica, e na sua precipitação vive levando tombos e entornando o café. Joker é um sujeito caviloso, que mantém a fleuma britânica diante das maiores emergências. De seu reduto onde mantem controle dos acontecimentos, parece encarar a batalha contra a fortaleza dos i-jins como uma partida de xadrez, algo que requer estratégia radical, inteligência aguda. A coisa se complica com a derrubada do helicóptero espião “Mamãe Ganso”, a derrota da frota anglo-norte-americana e a aparente perda de The Paper e Drake quando ambos penetram a fortaleza. Gentleman, com sua voz rouca, chega a perguntar a Joker se é demais para ele, e se não seria melhor deixar tudo com os americanos. Joker se recusa e, após pensar um pouco, decide que é preciso completar o mapeamento da base inimiga. Afinal, é preciso impedir que o míssil com a gravação de indução ao suicídio coletivo chegue ao espaço e entre em órbita.
A trama apresenta lances eletrizantes, como o duelo entre The Paper e o terrível samurai i-jin Gennai Hiraga. Ao transformar notas de dinheiro em espada, Readman vira espadachim para enfrentar o poderoso inimigo. Afinal, ela é The Paper... Outros lances notáveis temos na luta de Drake (cuja força física é hercúlea) com um monstro, quebrando-lhe o chifre. A aparição de uma clone de Nancy, a luta entre as gêmeas que possuem o poder de penetrar a matéria sólida e deixar-se penetrar por ela, como se fossem fantasmas, é originalíssima. E por fim, a bondade e ingenuidade de Yomiko Readman, “The Paper”, uma super-heroína diferente que às vezes chega a ser ridícula mas impressiona por sua nobreza de caráter e pureza de coração.
Rio de Janeiro, 25 de junho de 2017.

NOTA: as resenhas anteriores são: "The Paper, a sensacional heroína de ROD" (17/2/2015) e "A guerra dos i-jins" (12/2/2016); mais recentemente venho resenhando os episódios do seriado de tv ROD).
Imagem: Yomiko Readman "The Paper" e seu amor pelos livros.