KOBATO episódio 15: o mingau de arroz

KOBATO episódio 15: o mingau de arroz
Miguel Carqueija


A história de Kobato apresenta outro capítulo repleto de delicadezas. A diretora da creche Yomogi, Sayaka, repentinamente cai doente e fica de cama. Tudo indica que se trata de cansaço excessivo e além disso, como revelado pelo médico Shuichiro (esposo de Kohaku) chamado por Kobato, também algum problema de estômago.
Kobato e Fujimoto, obrigados a tomar sozinhos conta da creche, se afligem por Sayaka (que vem sendo submetida a excesso de trabalho e preocupação financeira) mas Kobato chega a dar pena por sua preocupação. A menina que caiu do céu como uma nova Mary Poppins parece se lembrar vagamente de algo que ocorreu em sua vida em alguma época, em algum lugar. E a bondade e ingenuidade de seu coração é tamanha que até a frieza de Fujimoto — um rapaz sisudo e aparentemente mal-humorado, mas de grande integridade de caráter — começa a se aquecer. Pela primeira vez, diante do choro, da abnegação e da preocupação de Kobato por Sayaka, ele faz um afago na menina.


Resenha do décimo quinto episódio – Oração oculta — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“Se acontecer alguma coisa com você, Sayaka Sensei, todos ficarão arrasados.”
(Kobato)

“Algumas pessoas morrem por uma coisinha de nada.”
(Kobato)


Até mesmo Ioryogi, o misterioso mentor de Kobato e que a acompanha como um cachorrinho de pelúcia, e que só fala com ela e se mexe quando não há ninguém por perto, admira-se com o interesse demonstrado por Kobato pela saúde de Sayaka, a quem ela aprendeu a amar pelo seu esforço em favor das crianças. Quando as duas gêmeas pré-adolescentes vizinhas de apartamento ensinam a Kobato que mingau de arroz se dá a pessoas doentes e que só devem tomar alimentos leves (está aí uma boa dica até para os leitores dessa resenha) Kobato, que não sabe cozinhar e perdeu a memória de seu passado (se algum dia soube cozinhar, já esqueceu) tenta assim mesmo preparar um mingau de arroz para Sayaka. Fujimoto, vendo o desastre culinário resultante, trata ele mesmo de preparar o mingau... no fim tudo dá certo e Sayaka se recupera para continuar a vida.
Nisso tudo, o episódio é um hino à bondade e à solidariedade.

Rio de Janeiro, 22 de junho de 2017.