Sailor Moon Clássica 16: vestido de noiva

SAILOR MOON CLÁSSICA 16: VESTIDO DE NOIVA
Miguel Carqueija


Estando ainda na fase mais infantil da série (porque a trama ainda não se aprofundou nos meandros do argumento) ainda vemos as bobagens de Serena (Usagi Tsukino no original) e até de Rei, porque Ami, a Sailor Mercúrio, é centrada demais para se ocupar de coisas supérfluas. No momento, motivada pelo noivado da professora de corte e costura da sua classe, Serena põe-se a sonhar com o seu próprio noivado futuro, apesar de contar apenas 14 anos. Quando surge um concurso para vestidos de noiva ela se aflige por participar, e Rei quer a mesma coisa. Mas nenhuma delas tem dinheiro para isso, ou seja comprar ou mandar fazer um vestido apropriado. Sem que elas saibam, porém, o maligno Nephryte, do Reino Escuro, escolheu a mencionada professora (Jéssica na dublagem) como nova vítima de sua coleta de energia humana. Para tanto ele consegue implantar uma “youma” no tecido que Jéssica usará para confeccionar o vestido. A presença de tais seres torna as pessoas instáveis e intratáveis e as leva a uma exacerbação nervosa de seu potencial energético, do que se aproveita Nephryte para se apossar dessa energia emergente. Porém, mais uma vez ele não prevê a intervenção das guerreiras.


Resenha do episódio 16 – “Serena torna-se uma noiva” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Gurio Umino........................................................Keiichi Namba
Nephryte (Neflite)................................................Katsuji Mori
Motoki Furuhata..................................................Hiroyuki Satou
Haruna Sakurada.................................................Chiyoko Kawashima

“A fé de uma mulher pode quebrar um rochedo.”
(Usagi Tsukino)

“O sonho de toda a mulher é um vestido de noiva.”
(Sailor Mercúrio)

“Não permitiremos que um símbolo de pureza seja enlameado.”
(Sailor Marte)


O simbolismo cristão que perpassa a série de Sailor Moon está bem presente neste episódio que mostra casamento na Igreja Católica, com a visão inclusive do campanário encimado pela cruz. As idiossincrasias dos personagens também se faz bem presente, como a mania de Umino em aparecer de repente junto de suas colegas de classe, dando-lhes susto (e já apanhou por causa disso). E Serena, constantemente esquecida de sua missão, sonha agora em participar do concurso de noivas (não noivas verdadeiras necessariamente, mas apenas simbólicas, com os vestidos). Luna aponta um verdadeiro motivo para ela entrar: investigar, pois há indícios de que o inimigo está agindo no concurso. E ela simplesmente arranja o vestido com a caneta de transformação.
O produtor Irya Azuma não teve muita pressa em aprofundar os segredos e mistérios da série, por enquanto ficamos nas esquisitices de Nephrite crendo-se o tal na sua consulta fantasmagórica aos astros, sempre repetindo que “as estrelas sabem tudo” como se elas fossem seres vivos. Mas Nephryte está confiante demais. Como sempre acontece nesses animês, os vilões fazem pouco dos heróis e das heroínas... mas nem por isso deixam de ser derrotados.
Quando as três sailors se unem contra a “youma” que é uma espécie de mulher-aranha, e a eliminam, mais uma vez (já a terceira) os planos do agente do Reino Escuro se frustram. Mas a luta vai continuar...

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2017.