Pro Dia Nascer Feliz

Pro Dia Nascer Feliz

Pro Dia Nascer Feliz é um filme brasileiro, dirigido por João Jardim em forma de documentário. Foi produzido pela Tambolini Filmes em parceria com a Globo Filmes,tem a trilha sonora composta por Dado Villa Lobos. O filme trás um panorama geral da educação no Brasil, além do ponto de vista ,tanto dos alunos ,quanto dos professores,os problemas das escolas e os conflitos em várias partes do país.

O primeiro destino é a pequena cidade de Manari ,Pernambuco, uma das cidades mais pobres do Brasil. Lá conhecemos Valeria, a menina poetisa que tem que estudar em outra cidade que fica a 31 km de distância, porque a cidade onde mora não tem ensino médio e a prefeitura disponibiliza dois ônibus para o transporte dos alunos,porém, os ônibus estão em péssimas condições e durante as filmagens quebrou algumas vezes. Nos dias em que conseguiu ir na escola, que fica na cidade de Inajá,podemos ver algo comum nas escolas que é a reclamação dos alunos com as notas ,onde segundo uma aluno todo mundo passa na recuperação e por outro lado, a diretora reclama da falta de professores e culpa os alunos pela falta de interesse nas aulas.

A segunda escola apresentada é a E.E.Guadalajara em Duque de Caxias RJ,onde já no início uma funcionária manda alguns alunos pra casa porque não tem professor. Aqui conhecemos a história do aluno Deivison Douglas de 16 anos que ainda está na 8° série, os problemas de indisciplina e a presença próxima das drogas com a escola. A infraestrutura do prédio está péssima e isso fica evidente com as paredes descascadas.A professora bate boca com um aluno por causa de faltas e nota-se uma certa tensão por ambas as partes.

Nessa escola temos o tão conhecido conselho de classe avaliando se o aluno problema deve ou não ficar retido mais um ano na 8° série. Algumas professoras diz que não, que ele será um problema, outras no entanto diz que tudo bem que ele está em evolução e que suas notas estão evoluindo e que não é bom reter nenhum aluno. Com isso a maioria das professoras decide aprová lo. É bem interessante a relação do aluno com o núcleo de cultura onde ele participa e assim fica longe das ruas,das drogas e do crime.

Já em Itaquaquecetuba no estado de São Paulo,conhecemos a E.E.Parque Piratininga II que, segundo a jovem professora Celsa fica na periferia da periferia. Ela destaca a boa infraestrutura da escola que chegada a ser um ponto de lazer da população local,dada a falta de dinheiro dos moradores. A diretora destaca o ingresso dos alunos na faculdade via Prouni,graças às boas notas no ENEM. Aqui também fica visível a falta de professores e a utilização de professores eventuais. A professora Celsa explica que o cansaço, tanto físico como mental são as principais causas de falta dos professores.

Ainda no estado de São Paulo,no bairro nobre do Alto de Pinheiros, conhecemos uma realidade bem diferente das outras escolas. O colégio Santa Cruz oferece um prédio bem estruturado, porém os anseios dos alunos adolescentes são muito parecidos com a dos outros jovens apresentados até então. Aqui conhecemos algumas alunas que deixam claro uma futilidade em relação ao mundo que as cerca,como se nada mais fizesse sentido em suas vidas dentro da bolha social em que vivem. Nessa escola também tem a tal recuperação, como se o mundo escolar fosse regido de resultados positivos sem espaço para erros. A uma pressão para alcançar o sucesso,porém o funil da universidade fica muito mais acessível para os alunos desse colégio do que os anteriores. Para essas adolescentes parece não faltar nada de caráter financeiro, porém, falta algo que parece simples que é o carinho e a atenção dos país que estão sempre trabalhando para manter suas fortunas.

Por fim temos a E.E.Levi Carneiro que fica no Jd.Myrna, extremo sul de São Paulo e aqui o problema evidente é a violência nas escolas. Violência entre alunos,alunos com professores e todo tipo de desrespeito deixando claro a falta de cuidado do Governo do Estado em relação às escolas públicas. Nessa escola uma aluna teve que abandonar os estudos por causa da violência. Muito pior foi o que aconteceu em outra escola ,como conta uma detenta que cumpre pena na fundação CASA, antiga FEBEM. Ela relata como esfaqueou uma colega dentro da escola,um relato trágico contado de maneira simples de quem sabe que estará solta em pouco tempo por ser menor de idade.

O filme Pro Dia Nascer Feliz é, portanto, um retrato fiel e cruel das escolas e do ensino no Brasil,ensino esse que é tratado como mercadoria pelos governos e é alvo constante do neoliberalismo que visa a privatização do setor a fim de enxugar a máquina pública. Nesse triste e comovente retrato da educação pública podemos ter diversos pensamentos ruins e pouca esperança de que algo vai mudar.

Esse filme é recomendado a todos aqueles que querem ser professores e trabalhar na rede pública de ensino,para que fique bem claro onde estão se metendo e não fiquem fazendo messianismo professoral.

Joey Rascunho
Enviado por Joey Rascunho em 24/04/2017
Código do texto: T5979501
Classificação de conteúdo: seguro