Sailor Moon Clássica 7: o delírio do estrelato

SAILOR MOON CLÁSSICA 7: O DELÍRIO DO ESTRELATO
Miguel Carqueija



Jedyte, general do Reino Escuro (Negaverso na dublagem brasileira) encarregado de coletar as energias dos seres humanos, depois de ter seus planos diferentes frustrados pela intervenção de Sailor Moon, tenta mais um expediente: reunir pessoas entusiasmadas pela ideia de se tornarem astros do mundo pop. Motivados pela existência de Mika Shiratori, uma veterana do Colégio Juuban Júnior, de 17 anos, cantora e estrela de comerciais, colegas de Usagi e ela própria pensam em se tornarem artistas. Uma reunião convocada por Mika resulta na hipnose coletiva de um grande número de pessoas, pois na verdade a artista foi substituída por uma youma a serviço do Reino Escuro. Usagi, que ainda facilmente se deixa levar por sonhos adolescentes sem muito fundamento, não toma parte no movimento graças à gata Luna, que faz tudo para mantê-la centrada na missão de combater o mal.
Usagi (Serena na versão ocidental) ainda está “esquentando” e não se acostumou a ser uma super-heroína. É preciso que as coisas aconteçam para que ele aja. Logo porém, ela mesma percebe que muitas pessoas (inclusive seus colegas Naru e Umino) estão se comportando de forma estranha, como se fosse tão fácil assim entrar para o meio artístico ou se transformarem em estrelas da noite para o dia.


Resenha do episódio 7 – “A dura lição de Usagi: o caminho para o estrelato é difícil” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Jadeite (ou Jedyte)..............................................Msayia Onosaka
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Gurio Umino (Kelvin)..........................................Keiichi Namba
Ikuko Tsukino......................................................Sanae Takagi
Shingo Tsukino..................................................................Chiyoko Kawashima
Kenji Tsukino........................................................Yuji Mashi


“Dois milhões? Quantos bolos eu posso comprar com esse dinheiro?”
(Usagi Tsukino, ao saber da renda mensal de Mika Shiratori)


De um jeito ou de outro Serena sempre acaba descobrindo que alguma coisa está errada. Ela comparece no auditório onde supostamente muitas pessoa (inclusive colegas seus) seriam lançadas como estrelas, para descobrir que a platéia está vazia exceto por uma pessoa que ela consegue enxergar não como Mika, mas como uma das youmas de Jedyte, ou seja, um dos demônios extra-dimensionais que estão atacando a humanidade. A “plateia” vista pelas pessoas aliciadas não passa de ilusões fantasmagóricas. Usagi Tsukino chega a fugir, mas Luna lembra que ela é que tem de resolver o assunto. Usagi ainda pergunta: “Eu vou ter que voltar lá?” Mas afinal, vencendo o medo, ela se transforma em Sailor Moon e vai à luta. Nessa altura o grupo reunido já foi atingido por emanações maléficas que colocou todo mundo sem sentido e suas forças vitais estão sendo coletadas por uma luminária e transmitidas para Jedyte, para o Reino Escuro.
A luta contra a youma, que lança uma espécie de teia de aranha, é difícil e Sailor Moon é salva a certa altura pela aparição do Tuxedo Kamen, que atira sua rosa vermelha e a mesma estilhaça a substância com que a youma prendera a heroína. Já com os movimentos livres Sailor Moon lança sua tiara lunar contra o monstro e o destrói completamente. Entretanto o Tuxedo Kamen foi embora e ela ainda não sabe quem é ele.
Este suspense demora ainda algum tempo no seriado.

Rio de Janeiro, 8 de abril de 2017.