Sailor Moon Clássica 6: o demônio-morcego

SAILOR MOON CLÁSSICA 6 O DEMÔNIO-MORCEGO
Miguel Carqueija



O episódio 6 do seriado televisivo de animação “Sailor Moon” (o original, dos anos 90, não se deve confundir com “Sailor Moon Crystal”, o novo seriado com a mesma personagem, que a Toei está produzindo desde 2014) já apresenta um adensamento da trama em relação aos cinco capítulos anteriores. Pela primeira vez Usagi Tsukino (Serena nas dublagens norte-americana, mexicana e brasileira) demonstra coragem e iniciativa do princípio ao fim, ela que até aqui vinha sendo uma super-heroína medrosa e relutante, que fazia das tripas coração para lutar contra o mal. Desta vez, sem precisar que a gata falante Luna a incentive, ela toma iniciativas surpreendentes e chega a encarar a maligna Kurene (uma youma, ou seja uma criatura do mal) sem estar transformada.


Resenha do episódio 6 – “Protejam a música do amor – Usagi é o cupido!” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotono Mitsuishi
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Jadeite (ou Jedyte)..............................................Msayia Onosaka
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Yusuke Amade....................................................Norio Wakamoto
Akiko...................................................................Rumiko Ukai
Kurene................................................................Emi Shinohara


“Fique parada: você é apenas um cachecol.”
(Usagi para Luna, quando disfarça a gata de cachecol para entrar na boate)

“Eu estou do lado dos apaixonados.”
(Usagi)

O Reino Escuro continua com suas armadilhas para capturar a força vital dos seres humanos. Desta vez Jedyte apresenta à Rainha Beryl seu novo plano, que consiste em utilizar uma música demoníaca gravada numa fita K-7 (o que se usava então). O plano é colocar essa música na memória do equipamento eletrônico de uma estação de rádio, de maneira que todas as suas transmissões musicais irradiariam o efeito subliminar e desta forma absorver a energia das pessoas. Para tanto Jedyte mobiliza uma das youmas (especie de demônios de baixa categoria conforme crenças japonesas), Kurene, que aparece com a forma de uma mulher, mas acompanhada por uma revoada de morcegos. Quando quer, aos poucos os morcegos vão se multiplicando e incorporando em seu corpo, e afinal ela surge como um monstro, uma espécie de morcego humano horripilante.
E esta criatura demoníaca que Sailor Moon terá de enfrentar. Por um acidente a fita K-7 maligna, colocada por Kurene no equipamento de uma emissora de rádio, foi pega pela jovem técnica Akiko, que a confundiu com uma fita de composições do pianista e compositor Yusuke Amade, que secretamente a ama e está tentando se declarar.
A fita é entregue por Akiko a Amade, para que ele a amplie um pouco, mas ele passa a ser seguido pelo monstro, na noite de Tóquio. Assim ele esbarra com Usagi Tsukino, a quem explica o seu pânico ao avistar o morcego num beco. Mas ao saber que ele é Yusuke Amade (de quem ela e sua amiga Naru eram fãs) e que estava sendo perseguido pelo inimigo, Usagi resolve segui-lo até a boate, onde se transforma numa mulher adulta para poder entrar. Quando o demônio-morcego consegue se reapossar da fita Amade resolve persegui-lo de carro, e Usagi e Luna vão junto. Curiosamente, Usagi revela ser uma super-heroína. Ela já sabe que Amade ama Akiko e está disposta a protegê-los, pois uma das características de Sailor Moon é que ela defende ardorosamente as pessoas enamoradas.
O episódio é sensacional em seu desenrolar, com lances emocionantes; afinal quando a youma invade a sala de gravação da emissora e ameaça a vida de Akiko, na rápida luta que segue a gata Luna consegue se apoderar da fita e destruí-la. Sem ter mais o objeto que justificava sua maléfica missão, o monstro foge covardemente pelos ares; porém Usagi finalmente transforma-se em Sailor Moon e vai em seu encalço. Por fim, num palco para shows musicais ao ar livre, tem lugar o confronto decisivo entre a heroína e o monstro das trevas.

Rio de Janeiro, 2 de abril de 2017.



imagem da franquia: da esquerda para a direita a equipe das sailors, que no capítulo resenhado ainda não se formou: Sailor Júpiter, Sailor Mercúrio, Sailor Moon (como de hábito, centralizada), Sailor Marte e Sailor Vênus. Personagens e série: criação de Naoko Takeushi. Seriado de televisão produzido pela Toei.