ENJAULADOS: UMA LEITURA CRÍTICA

ENJAULADOS. Direção: Andy Anderson. Produção: Andy Anderson. Interpretes: John S, Davies; Meason Wiley; Jonathan Brent; Marsha Dietlein; Susana Gibb; Rebecca Sanaria. Roteiro: Música: Jhonny Reno. Estados Unidos. Mundial, 1998 (86 min).

O filme Enjaulados é um drama envolvendo um professor de uma turma desordenada em uma escola nos Estados Unidos. Walmsley é convidado a ministrar aulas como substituto, e ao chegar encontra uma escola que não ofertas livros aos alunos, para evitar, segundo a direção, que os mesmos estimulem sua imaginação, abrindo assim as portas para ‘o diabo’ possui suas mentes. Professores que não acreditam na aprendizagem daqueles alunos, e por isso não se preocupam com métodos de ensino eficazes. Alunos extremamente indisciplinados, que não se importam com o que os professores tentam ensinar. Diante dessa situação educacional caótica, o professor Walmsley desenvolverá métodos educacionais nenhum pouco convencionais para fazer com que esses alunos aprendam, utilizando de uma pedagogia radical com aspectos behavioristas. O filme aborda, principalmente, a temática da violência no contexto escolar, métodos de ensino tradicionais envolvendo a teoria Behaviorista, permitindo uma reflexão sobre as condições em que pode acontecer a aprendizagem.

A escola retratada no filme é escassa de recursos, sendo assim vítima de violência do próprio sistema de ensino e descaso do estado. Os professores se acomodaram a situação imposta no ambiente, de subordinação a direção e pais dos próprios alunos que usam da violência psicológica para controlá-los. Os docentes são violentados a todo momento pelos alunos. Violência psicológica, carregada insultos e ameaças e desmoralizações, não existe respeito a autoridade do professor, na verdade, nenhum dos professores exercem alguma autoridade, isso até a chegada do professor Walmsley. Violência física, como no caso do aluno que agrediu o professor Walmsley já na sua primeira aula, e a aluna que espancou a professora de artes. Violência sexual, no caso da professora que quase foi violentada sexualmente por um aluno. Neste ambiente o Bullying é elemento constante, e o único a intervi nas práticas de Bullying que estavam acontecendo na escola, com um aluno esforçado que gostava de estudar foi o professor substituto. Isso tudo, é reflexo de uma violência maior, ideológica ou simbólica, de uma sociedade que não valoriza o professor, pobre de valores éticos, patriarcal, que alimenta a violência.

A escola apresentada no filme se configura como um verdadeiro sinônimo do fracasso escolar, em que os culpados são todos os envolvidos. A escola que não proporciona o desenvolvimento de um ambiente adequada a aprendizagem e nem permite que os professores façam isso. Como aprender sem livros disponíveis à aprendizagem? Os professores são coagidos a não se expressarem, acomodados, não fazem nada para criar ambiente propício a mudanças positivas no comportamento e aprendizagem dos alunos. Os pais, é possível constatar que, não se preocupam com a real aprendizagem dos seus filhos, a preocupação é acionar um advogado para processar um professor que ousar contraria vontade deles, como no caso da professora que sofreu abuso e é processada pelos pais do abusador por denunciá-lo. Famílias desestruturadas. A escola seguia regras ditadas por um número seleto de pais. Todos fracassaram. É nesse cenário que aparece o professor Walmsley que revoltado com essa realidade, planeja uma lição para fazer com os alunos aprendam e desenvolvam comportamentos adequados para viver em sociedade, através de métodos mais que tradicionais, torturantes.

A teoria behaviorista radical de B. F. Skinner, “defende que o ser humano é controlado por influências externas (meio) ” (Bock et al, 2008, p.34) que através de estímulo – reposta é possível controlar determinado comportamento. E foi exatamente desse método que o professor Walmsley utilizou para fazer seus alunos aprenderem, construiu jaulas que se assemelham muito a “caixa de Skinner”, usada na realização de experimentos, para conseguir determinado comportamento de animais, principalmente de ratos. O professor no filme utiliza da mesma estratégia, enjaulados, os mesmos são coagidos a fazerem diversas lições sem demonstrar qualquer ação de recursa, pois do contrário recebiam punições com choques elétricos, atitude essa, também empregada por Skinner quando seus ratos demonstravam comportamentos inadequados. O tradicionalismo se estrutura nas lições inicias em que eles tinham que reproduzir de acordo com o estudado, repostas erradas não eram toleradas. A medida que estavam aprendendo, os condicionamentos eram ampliados, o que é constatado na diversificação da comida servida a eles, em um momento chegam a comer seus pratos preferidos, configurando assim um estímulo reforçador positivo do comportamento deles. Enjaulados, esses alunos estudavam conteúdos de quase todas as áreas do conhecimento, artes foi incluída no currículo dos enjaulados com a chegada da professora de artes que também aceitou participar do plano de ensino do professor Walmsley.

Uma música, comida, luz forte, choque elétrico, livros e professores dispostos a fazer a aprendizagem acontecer. Nesse cenário de repressão, e muitas vezes de tortura e dor, um grupo de jovens mudaram seus comportamentos socialmente inadequados e aprenderam toda a lição imposta. Pela a ótica dos progressistas esse ambiente não é adequado a aprender, e esses métodos repressores não favorecem. A verdade é que eles aprenderam, em uma jaula sobre fortes choques elétricos, como animais sendo adestrados, estudaram e compreenderam a lição. Mas será que essa aprendizagem não gerou traumas em seus seres? Com certeza muitos, a última cena do filme enfatiza isso. Diante disso, estabelece-se uma reflexão sobre as circunstâncias em que pode e deve ocorrer a aprendizagem. Libâneo (2013) afirma que “O ambiente escolar pode exercer, também um efeito estimulador para o estudo ativo dos alunos”. A jaula não era um ambiente estimulador para aprender, mas foi moldada na mente dos alunos como o lugar que eles teriam que aprender para que pudesse sair dele, algo contraditório a uma aprendizagem significativa. Eles aprenderam, mas não foi um processo de ensino sem traumas. E a educação não deve ser para o aluno um processo traumático.

Em síntese, o filme enfatiza uma escola que propaga um ensino desvinculado da aprendizagem. Professores entregues a heresia de uma sociedade que não os valoriza. Alunos condenado pela situação da escola e dos professores. E um professor que revoltada com essa situação, radicaliza nos métodos de ensino e faz de uma forma torturante com que aqueles alunos rebeldes mudem seus comportamentos e estudem toda a matéria. E como ele mesmo enfatizou: “ Eles têm obrigação com a sociedade, e eu tenho obrigação com eles, isso é ser professor”. O professor é o elemento primordial na aprendizagem de seus alunos seja em que ambiente estiver para realizar esse processo, mais importante vai ser sempre os esforços no compromisso em promover uma aprendizagem significativa, sabendo que sua ação exerce dimensões sociais, políticas e culturais para com a sociedade.