Resenha sobre o filme “O Senhor das Moscas”

O filme “O senhor das moscas” mostra a vida de jovens ingleses que após a queda de um avião perdem-se em uma ilha.

A princípio, acreditam que está tudo bem e logo chegarão para resgatá-los. Os jovens creem estar passando apenas férias, mas com o decorrer da história elegem um líder e criam suas próprias leis. Acredito que o filme faça uma análise sobre a forma da sociedade x homem. Assim que os jovens chegam à ilha, estão alegres, mas logo percebem que é necessário lutar para se manter vivo, para conseguir alimentos e então traçam objetivos, mas nem todos estavam motivados e assim dividiram-se em dois grupos, o grupo do Ralph e o grupo do Jack. Como podemos perceber, o ser humano se adapta a tudo que lhe é proposto. Com o passar do tempo os garotos vão se tornando selvagens.

De acordo com a pirâmide de Maslow, podemos entender o porquê a maioria dos garotos mudou o pensar, ou seja, mudaram de lado. A pirâmide de Maslow gira em torno das necessidades dos seres humanos, enquanto o Ralph se importava mais em “voltar pra casa” fazendo a fogueira para de alguma forma avistar os jovens o outro líder o Jack tinha habilidades com a caça então dessa forma os garotos passaram para o lado dele, por ele ter o que oferecer e por ser a primeira necessidade da pirâmide de Maslow, depois ofereceu segurança que é a segunda necessidade da pirâmide contra uma “besta” que o próprio Jack criou e assim Jack foi seguindo para conquistar para seu lado de Tirania todos que faziam parte do grupo de Ralph. Tanto fez que no final só restaram Piggy e Ralph mantendo a razão enquanto os outros já se perderam totalmente e mesmo com tudo o que estava acontecendo ainda lutaram por democracia.

Acredito que os personagens (ruins) do filme agiam por conta da Teoria do incentivo, onde a maioria não se dava conta das atitudes que tomavam e agiam de forma desprezível para obter o que para eles era importante, mesmo que significasse perder a razão e cometer crimes como; assassinato, bullying, roubo e etc. Já que a teoria do Incentivo enfatiza que os estados internos puxam as pessoas em certas direções. O incentivo é um objeto externo capaz de motivar o comportamento, como o caso do líder mal, que tenta persuadir os integrantes de outro grupo na tentativa de incentivar para que eles passem a pertencer ao grupo dele.

O Ralph e o Piggy estavam lidando com a Teoria do impulso que tem o conceito baseado na afirmação de que os organismos procuram manter a homeostase, um estado de equilíbrio.

O filme mostra algumas características dos personagens principais:

• Jack era um líder “mal” e bastante egoísta e ditador.

• Ralph era um líder bom e positivo, sempre pensava no coletivo e tinha bons valores.

• Piggy era bastante inteligente e queria harmonia. Buscou paz até o último segundo de vida, lutou por tranquilidade e sempre lembrou os outros que se nunca os encontrassem eles precisariam viver em paz.

Marla Freire
Enviado por Marla Freire em 23/12/2015
Reeditado em 27/12/2015
Código do texto: T5488570
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.