THELMA & LOUISE

Meu road-movie favorito. Em primeiro lugar, é estrelado por duas mulheres. Em segundo, as mulheres são as maravlhosas Geena Davis e Susan Sarandon. Em terceiro lugar, a direção do quase sempre espetacular Ridley Scott – para quem não conhece vou dar alguns nomes: Alien, Blade Runner, Gladiador.

Os homens são todos idiotas. Geena é Thelma, casada com aquele que é, talvez, o pior deles. Machista, autoritário, do tipo que acha que a mulher só tem uma função neste mundo: servir de objeto sexual ao marido. Susan é Louise, uma garçonete quarentona que está cansada do trabalho e não possui qualquer vínculo amoroso com homens..

As duas amigas resolvem partir para uma louca viagem pelas estradas do Arizona para fugir da monotonia. Contudo, o que era para ser apenas uma aventura inconseqüente, acaba se tornando uma fuga desesperada, quando Louise mata um estuprador com quem Thelma havia se envolvido em um bar de beira de estrada. Atenção, tarados de plantão: é uma das raras oportunidade de se ver a linda dérriere de Geena Davis desnuda.

Posteriormente, a tresloucada Thelma se envolve com um belo rapaz – atenção taradas de plantão: é o Brad Pitt em uma de suas primeiras aparições no cinema, no auge da beleza, portanto. Posteriormente, elas descobrem que ele não passava de um ladrão mequetrefe que rouba todo o dinheiro das damas.

Elas resolvem assaltar um supermercado para arrecadar fundos para financiar sua fuga sem fim. Desta vez elas são filmadas pelo circuito interno de TV do estabelecimento e se tornam famosas, enquanto a polícia tenta, de qualquer maneira, captura-las, até com a ajuda de um helicóptero. Harvey Keitel é Hal, o único homem que tenta juntar fatos do passado para explicar a atitude insana das mulheres, que agora se aproximam perigosamente do Grand Canyon.

Então sabemos que Louise fora estuprada há alguns anos e carrega aquele trauma como um espinho na alma. Quando Thelma sugere que elas se defendam da acusação de assassinato como uma defesa contra o estupro, Louse responde, amargamente, que a polícia não acreditarIa nelas. Na cabeça dela, as gargalhadas dos estupradores ainda a atormentam.

Hal descobre tudo e percebe o perigo em deixar as duas mulheres encurraladas. Mas é tarde demais. Ambas já haviam tomado a decisão. Indicado para prêmios em diversas categorias, acabou levando o de melhor roteiro original. A principal mensagem do filme é dirigida aos homens. As mulheres são, na maioria dos aspectos da vida diária, muito mais amadurecidas. E, com a modernidade, precisamos mudar radicalmente nossas atitudes em relação a elas.