QUANDO FALARES CUIDE PARA QUE SUAS PALAVRAS SEJAM MELHORES QUE O SILÊNCIO

Há uma história pedagógica interessante que nos fala a respeito dos maiores males causados à humanidade e, todos já sofreram com algum tipo deles, muitos conhecem, não seria bom relembrar para que pudéssemos mais uma vez refletir sobre "boatos"? Muitos são lançados a esmo, apenas com o intuito de denegrir a imagem desse ou daquele indivíduo.

"Conta-se que certa vez um homem foi procurar um sábio dizendo-se arrependido por ter espalhado uma mentira, e não sabia o que fazer a respeito para reparar o erro cometido.

Disse o sábio àquele homem; pegue um saco, encha-o com plumas e suba a uma montanha, lá chegando lance as plumas ao vento e logo depois recolha tudo e traga de volta para mim, aqui te darei a resposta.

O homem saiu e fez exatamente o que o sábio mandou, atirou as plumas ao vento, mas logo percebeu que o vento as espalhava rapidamente em todas as direções. Frustrado voltou à presença do sábio com o saco totalmente vazio.

Este então calmamente disse ao homem: Viu o que aconteceu? Assim são os boatos que são lançados sem antes medir as consequências. A palavra lançada não volta, e semelhante às plumas, o boato espalhou-se como fogo em mato seco, você jamais conseguiria recolhê-las novamente".

Ai está uma história verídica ou não, podendo ser até uma fábula, mas que nos mostra o perigo das palavras impensadas.

Por isso devemos tomar cuidado, cada um de nós já teve uma experiência parecida e sabemos que "quem conta um conto aumenta um ponto". Infelizmente é assim que acontece, quantas vezes nos arrependemos de ter ouvido algum comentário de alguém e logo ter passado pra frente sem tomarmos o devido cuidado para não virar um "fake"?

Quem nunca o fez que atire a primeira pedra. Eu já fiz nas melhores das intenções, achando que estaria ajudando, mas o final foi triste e desolador. E como redimir da tais atitudes? Arrependimento? Sim, devemos nos posicionar diante de Deus primeiramente pedindo perdão e graça, procurar as pessoas envolvidas e declarar a verdade sobre nós mesmos, assumir a culpa e as consequências dos nossos atos.

Deus por misericórdia colocará as Suas mãos sobre o problema e dará a bênção ao ofensor e ao ofendido se de fato houver sinceridade. Somos humanos cheios de falhas, precisamos a todo momento buscar sabedoria do alto porque é de lá que vem o socorro para todos os nossos problemas existenciais.

Já vi vários casos de pessoas injustiçadas por mais que se expliquem, por mais que lhes dêem o direito de resposta, sempre haverá alguém que duvidará, e ficará sempre a dúvida. Anos mais tarde, mesmo depois de esquecido ou perdoado pelo ofendido, um "recalcado infeliz" qualquer fará questão de trazer à evidência, como na política que temos assistido, restando apenas a pessoa ficar calada recebendo críticas ou então renovar todas as questões, e recomeçar....sofrendo outra vez! Haja paciência!!!

"NA VIDA NÃO HÁ PRÊMIOS E NEM CASTIGOS, SOMENTE CONSEQUÊNCIAS"