"Bendize minha alma ao Senhor!"

"Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR." (Salmo 103:22)

Descobri este versículo hoje, apesar de já o ter lido algumas vezes. Um trecho que diz respeito a extensão do domínio de Deus e a resposta que o povo aliançado com Ele dá a seu governo.

A convocação é que "todos os seus feitos" e em "todos os lugares do seu governo" o Senhor (YHVH) deve ser louvado. Inferimos a partir do Salmo: não há zona religiosamente neutra na vida.

O povo do pacto reconhece a extensão absoluta do domínio de Deus pois é feitura dele. Não é um povo que se auto-constitui ou se auto-elabora, ele é "feito" pelo Senhor (YHVH). O uso da preposição inseparável ; indica que é dentro de "todos" os "lugares de seu domínio". Todo lugar criado é lugar de culto. Em todo lugar habitado por uma obra de Deus o culto é uma ordem. Não importa se no ônibus, na empresa, na fila do banco, no elevador, no shopping ou na praça, a integralidade do domínio de Deus exige a integralidade de nossa adoração.

A negligência na adoração integral é negligência no reconhecimento do absoluto domínio do Criador, e isso implicaria em cair fatalmente em um modo de vida secularizado. A adoração irrestrita é resistência, é profecia: "Barechi nafshí et-Adonai" - "Bendize minha alma ao Senhor!"

Allan Daniel Terra
Enviado por Allan Daniel Terra em 04/01/2017
Reeditado em 04/01/2017
Código do texto: T5872267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.