Teorias da administração

Em uma sociedade tão complexa quanto a nossa diversos tipos de organização pode ser percebidos. Apesar de existirem organizações com funções diferentes e características próprias, todas as instituições possuem características inerentes a sua existência quanto organização. Essas características passaram a ser estudadas, no inicio do século XX, com o intuito de torna as organizações mais eficientes e produtivas.

O primeiro estudioso da administração foi Frederick W. Taylor no século XX, responsável por transformar a administração em ciência, criou a teoria da administração cientifica, sua teoria tinha foco na otimização das tarefas realizadas, para isso acreditava que a padronização do trabalho e uma melhor remuneração aumentaria a produtividade, durante esse período elaborou o estudo de tempos e movimentos que além de sustentar sua teoria continua sendo aplicado até hoje. Contemporâneos de Taylor, Henri Fayol e Max Weber, criaram teorias com base na estrutura, apesar de ser dito que a teoria de Fayol é complementar a de Taylor, a verdade é que Fayol trouxe muitos elementos que não se encontravam na teoria de Taylor, como os conceitos de organização formal, funções administrativas e as funções do administrador, ampliando assim a visão que se tinha sobre a produção e das estruturas organizacionais. Weber por sua vez foi o criador da burocracia, pois para ele era necessário garantir essa a regulamentação a estruturalização da organização, sendo a burocracia responsável por esse processo.

Em 1932, três anos após a pesquisa de Hawthorne, criada a teoria das relações humanas que se concentrava nos aspectos psicológicos dos trabalhadores, com base nos resultados da pesquisa constatou-se que o fator psicológico influenciava na produtividade, e o surgimento das organizações informais além da questão da liderança.

A teoria estruturalista de 1947, era uma teoria muito ampla, além de focar na estrutura da organização focava também no ambiente organizacional trazendo a ideia de sistema aberto e retomando os conceitos de organização formal e informal. A teoria do comportamento organizacional (1957) por sua vez redimensiona e atualiza a teoria das relações humanas. A teoria do desenvolvimento organizacional sucede a teoria de 1957 e também redimensiona e atualiza a teoria das relações humanas, contudo, está baseada na psicologia organizacional trazendo a ideia de mudança planejada e sistema aberto.

A teoria contingencial foi a mais recente a ser desenvolvida, em 1972, atuando no campo tecnológico afirma que a administração e relativa e situacional, e que o ambiente e a tecnologia influenciam na administração.

Jen Figueiredo
Enviado por Jen Figueiredo em 22/10/2016
Código do texto: T5799322
Classificação de conteúdo: seguro