ARTE E RELIGIÃO: UM ESTUDO DOS ASPECTOS ESTÉTICOS E RELIGIOSOS DOS EX-VOTOS EM SÃO CRISTOVÃO-SE

LEITE, Rodrigo Reis. Arte e Religião: Um estudo dos aspectos estéticos e religiosos dos Ex-Votos. São Cristovão, 2012

Como um tipo de testemunho religioso e público de gratidão, os ex-votos são objetos de oferta e agradecimento por uma graça obtida por intermédio de uma divindade1. São pessoas que aprende lentamente estar em penitencia e a silenciar para ouvir a voz do seu Deus, um crente cônscio da importância desse ato, caminha compenetrado em sacrificar e a calar em favor do silencio. Nessas promessas em formas de esculturas, objetos, fotografias e bilhetes há um pouco do suor, do desespero, das lagrimas, do silencio e da dor, mais também da alegria e da esperança. Essas coisas são meios termos entre o que se ver e o que não se ver. Palco que se ergue entre o visível e o invisível. Matéria antes emudecida agora formatada e suspensa lembra o peito, a perna, a mão, a cabeça, o coração, antes adoecidos, oprimidos pelas circunstancias do mundo, e agora pendurados e dirigidos ao infinito. Pendendo fixo de um ponto invisível esta o homem, seu corpo agora é mítico, cabeça, membros, órgãos e sentidos, curados pela fé. Seu discurso se irradia, e a reciprocidade não é de um olhar que encontra o outro, mais a reciprocidade da parte que forma um todo, único, do qual somos também por semelhança uma parte. O espetáculo fala do homem, de seus sofrimentos e alegrias. O crente pede, Deus dá, o Crente recebe e retribui. A crença na cura torna o milagre e a promessa simples e cotidianos2.

Rodrigo Reis Leite é Graduado em História e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Sergipe-UFS, Especialista em Ciência da Religião, Especialista em Docência e Tutoria em Ensino à Distância, foi Professor Tutor na Universidade Tiradentes-UNIT abril de 2006 a junho de 2014. Também é Artista Plástico profissional e foi presidente da ASAP - Associação Sergipana dos Artistas Plásticos, além de ser vice-presidente da SABED - Sociedades Amigos da Biblioteca Epifânio Dórea. Tem experiência nas áreas de Antropologia do Símbolo, Antropologia Visual e da Arte, Antropologia da Religião e Ciência da Religião, Estética e História da Arte, História Cultural, História Antiga, Teorias da História, Introdução aos Estudos Históricos; Historiografia, e Ensino à Distância. Como Artista Plástico, participou de diversos Salões regionais, expondo em diversas Galerias se destacando em desenho e pintura

1 LEITE, Rodrigo Reis. Arte e Religião: Um estudo dos aspectos estéticos e religiosos dos Ex-Votos

2 Documentario: Ícones de Cura e Fé, realizado por Lucia Maria Pererira

O Autor começa nos apresentando a influencia exercida pela arte na esfera religiosa, a ligação que se fazia presente com o sagrado ficando claro a sua influencia dentro do campo religioso, demonstrando-nos a extasiante magia que é exercida pelo seu poder arrebatador proveniente de sua “aura sagrada” ( Shusterman, Richard. Arte e Religião). Teremos como analise da influencia estética na esfera religiosa a presença do ex-voto como “que apresentam uma ação estética e criativa” (LEITE, Rodrigo Reis. Arte e Religião: Um estudo dos aspectos estéticos e religiosos dos Ex-Votos) essa ação que se faz presente na vida de cada um dos fieis como a sua devida importância nos deixa claro a verdadeira influencia que a religiosidade popular exerce na vida do sujeito tornando-a” Canal de oração, meio de salvação, depositaria de virtudes milagrosas, símbolo de identidade da coletividade cristã” ( Menozzi, A crucifixão de Matthias Grunewald à luz de uma teologia protestante da imagem, p 2). Todo esse processo artístico que será discutido no decorrer desse texto trata-se exclusivamente dos ex-votos que passaram ao serviço do catolicismo como uma pratica popular de agradecimento, ou da fé particular na forma de objetos que tem seu valor sagrado servindo como ponte de ligação entre o humano e o divino, o natural e o sobrenatural, o “ Sagrado e o Profano” ( Mircea Eliade). A função da pratica ex-votiva é exatamente essa, retribuir a graça alcançada. Esse agradecimento não deve ser interpretado no frio sentido de seu significado, mas devemos olhar esse agradecimento como uma forma de pagamento de um compromisso que fora assumido pelo fiel com a divindade, e agora com a conquista de seu pedido sente-se na obrigação de consolidação e quitação de “sua divida”. Na pratica ex-votiva gostaria de destacar três aspectos fundamentais: O primeiro é o sentimento de pertencimento, algo que se faz bastante presente nesse contato do ser religioso com o sagrado, esse elo que se caracteriza-se como forma de testemunho das ações do sujeito, o segundo destaca-se os aspectos estéticos como forma de materialização da relação de tais aspectos com a pratica, e em terceiro a relação que o “objeto estabelece com o corpo, enquanto representação do fiel” ( LEITE, Rodrigo Reis. Arte e Religião: Um estudo dos aspectos estéticos e religiosos dos Ex-Votos). Peço-lhes licença para que na exigüidade de espaço possa deter-me na importância estética e artística dessa manifestação do sagrado que se materializa na manifestação dos ex-votos.

O conceito de ex-voto através de uma relação estética e artística nos demonstra o poder da arte como forma primeira da expressão do ser, não denotando simplesmente uma função de solipsismo vulgar e delirante,mas algo que transcende, não servindo somente para “ o deleite contemplativo do espírito. Ela tem uma ligação maior com a existência e como os outros” ( Guyau, Jean-Marie. A Arte do ponto de vista Sociológico). Essa ligação que trata Jean pode ser percebida de forma clara no processo que é realizado pelos ex-votista, em concretizar de forma estética uma das partes do corpo que fora curada pela intervenção divina. Essa arte como evidência o autor não é realizada por artistas consagrados, detentores de técnicas aprimoradas e refinadas, mas por pessoas simples que com seu conhecimento rudimentar transforma em arte uma experiência que é pujante da intervenção do divino na vida humana. Tornando-se essa manifestação artística desprovida de qualquer intervenção do intelecto acadêmico, mais que através da esfera religiosa possa se dar espaço a expressão da produção cultural do homem “ A religião é a dimensão de profundidade em todas as realizações culturais do ser humano, encontrando expressão na produção cultural do homem como um todo, inclusive na arte” ( Paul Tillich, A antecipação ansiosa do Demonico em Edvard Much: Uma interpretação a partir da Teologia da Arte de Paul Tillich, p75) Como conclusão podemos identificar que a pratica e produção de ex-votos é uma manifestação concreta da subjetividade humana que oferece a possibilidade de superação dos dramas passados na vida diária, superação essa que somente é possível acontecer através da vivencia religiosa, onde pode ser apreciado a força do “Numinoso”( Otto Rudolf) levando o indivíduo a mergulhar em uma experiência única que “somente pode ser indicada indiretamente pela evocação íntima e apontando para o peculiar tipo e conteúdo da reação-sentimento, desencadeada na psique por uma experiência pela qual a própria pessoa precisa passar” (Otto Rudolf, O Sagrado, p. 42).Essa experiência é descrita de forma particular por cada objeto moldado como forma de agradecimento da intervenção do sagrado. Destaco mais uma vez a importância da arte dentro do campo religioso, deixando bem claro que a mesma de maneira alguma esta a seu serviço, mais se encontra como nos aponta Paul Tillich como “ uma das formas pelas quais o ser humano é capaz de transcender sua finitude [...] Por meio dela, aquilo que está enraizado no fundamento do ser é descoberto” ( Tillich Paul, Experiência estética versus experiência religiosa: anotações a partir dos estudos tillichianos sobre as Artes plásticas, p81). O individuo que se torna agraciado por essa ação de cura divina expressa o seu agradecimento de forma visível, a mudança que ocorre por tal intervenção ocasiona um transformação na forma de ver o mundo, reorientando o sujeito para um novo desempenho social. Por fim, assim como arte não se esvazia na obra criada, os ex-votos não se esvaziam do seu significado na materialização da cura recebida, mas ocorre uma transcendência cujo fim ao “qual se destina é mais importe do que seus aspectos formais, matérias e estéticos” ( LEITE, Rodrigo Reis. Arte e Religião: Um estudo dos aspectos estéticos e religiosos dos Ex-Votos. P106)

Referencias:

LEITE, Rodrigo Reis. Arte e Religião: Um estudo dos aspectos estéticos e religiosos dos Ex-Votos

Tillich Paul, Experiência estética versus experiência religiosa: anotações a partir dos estudos tillichianos sobre as Artes plásticas

Otto Rudolf. O Sagrado

Paul Tillich, A antecipação ansiosa do Demonico em Edvard Much: Uma interpretação a partir da Teologia da Arte de Paul Tillich

Guyau, Jean-Marie. A Arte do ponto de vista Sociológico

Menozzi, A crucifixão de Matthias Grunewald à luz de uma teologia protestante da imagem

Shusterman, Richard. Arte e Religião

PEREIRA,Lucia Maria Ícones de Cura e Fé, documentário disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=plDcYv4fW2A