%%% O SÉCULO XX %%%
                                                    2ª PARTE
                                                    









CONTINUAÇÃO.

                                                    



         SMELLO




                                       CERVEJA DE CENTEIO E PERFUMES.




As grandes cidades européias tinham mais de 1 MILHÃO de habitantes, é de se observar que no SÉCULO ANTERIOR somente LONDRES atingira essa população. No ano de 1.900 Paris aproximava-se de 3 milhões e Berlim conseguira cerca de 2 milhões.
Os crescimentos foram derivados do êxodo das civilizações rurais. Viena se tornara a mais cara das capitais da Europa e seus habitantes dela não se originaram. Passou a ser conhecida como o LAR DO CREME DE "chantilly" e da música clássica; o lar da PSICOLOGIA na figura de SIGMUND FREUD!
Os prazeres exitantes mais movimentados do mundo se localizavam em PARIS, especialmente nas ESTAÇÕES DE TREM, como ST. LAZARE; entretanto, nem sempre havia água para beber e limpeza. Logo, os odores advinham da escassez da água. Tais trens dispunham de uma máquina que, por uma moeda, liberava um pouco de água-de-colônia, que era absorvida por um véu de renda útil à limpesa do rosto e das partes mais íntimas.
Nessa época a máquina de escrever propriciou uma nova profissão o ESTENÓGRAFO, e os escritórios subsituiram a PENA DE GANSO pelas canetas de ponta de ferro que eram molhadas num pote de nanquim, ambas sucedidas com a nova caneta-tinteiro. Surgia a MÁQUINA DE ESCREVER (Remington), a calculadora e o telefone, fabulosas invações.
Aumentava a ingestão da cerveja derivada do centeio, passou a dominar o consumo daquela bebida nos bares, principalmente na Inglaterra (surgiam os PUBS) e Alemanha.
As menções anteriores, da falta do precioso líquido, levaram o uso sitemáticos dos perfumes e PARIS passou a dominar o aumento do aroma amenizador. 


                                   TERRAS DE ARROZ, TRIGO E TRABALHO DURO.

A necessidade de cultivar alimentos e a criação de animais de consumo, passou a ocupar 4/5 da população de todos os países do mundo. Tendo a COLHEITA E ESTABULAÇÃO DO GADO E OUTROS ANIMAIS como fatores cruciais, absorvendo o trabalho humano.
A colheita do grão derivou o trabalho em equipe, indispensável para
aproveitar a execução da tarefa enquanto o tempo estivesse bom, que pelo exagero como se realizava, ensejou o romance de TOLSTOI - Ana Karenina.
As típicas famílias rurais européias ao mudarem para os centros urbanos despresavam os animais maiores, por não disporem de locais para mantê-los, prosperou a substituição por animais de estimação.
Em decorrência, nos E.U.A apareceu em 1.917 o desenho animado, tendo o GATO FÉLIX como primeiro protagonista, mais tarde surgia a figura imorredora de MICKEY MOUSE.
Algumas regiões da AFRICA e da ÁSIA desfrutavam, de forma inacreditável, de padrão de vida mais alto do que várias zonas rurais da Europa. Em contraste, lugares haviam a existência da ESCRAVIDÃO.
Enquanto no BRASIL e na ilha produtora de açucar, CUBA, fora abolida, persistia na ÁSIA e ÁFRICA, inclusive na Penísula ARÁBICA. Os TURCOS, também usavam o ser humano como ESCRAVO DOMÉSTICOS, mesmo após ter sido abolido no IMPÉRIO OTOMANO desde 1889.
Nas montanhas da ETIÓPIA continuou a ESCRAVIDÃO até 1950, muitos escravos trabalhavam na ARÁBIA SAUDITA.
A ESCRAVIDÃO era a maior das doenças nos anos de 1.900, ainda que os males enfrentados pela medicina estavam sendo erradicadas paulatinamente.

                                      O CONTINGENTE POPULACIONAL.

Praticamente se viu que a EUROPA detinha 1/4 da população MUNDIAL, alertando-se que MUITO MAIS DO QUE OS DIAS ATUAIS. Embora, há 250 ANOS SEU INDICE POPULACIONAL cresceu mais rapidamente do que a ÁSIA, de igual forma do que a da ÁFRICA. Como exemplo significativo a própria SUIÇA abrigava mais gente do que a CHINA. No entanto, a FRANÇA era um quebra-cabeça, já que sua população crescia lentamente para o padrões dos anos que se seguiram a 1900. Qual a grande razão, o ABISINTO, bebida alcoolica de cor esverdeada, impedia o índice de natalidade no país. Por outro lado, havia mais BARES DO QUE DORMITÓRIOS NA FRANÇA.
A vida para os povos europeus era precária. A TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL e de PESSOAS DE MEIA-IDADE, TORNARA-SE MUITO ALTA.
Na ÁFRICA e na ÁSIA A F O M E severa continuava, independente das PRAGAS que flagelavam populações. A MALÁRIA chegou aos limites dos TRÓPICOS. A ITÁLIA ficou infestada de MOSQUITOS transmissores da doença, onde 12.000 pessoas morriam anualmente no início do SÉCULO.
Talvez metade das pessoas que viveram no MUNDO EM 1900 JAMAIS CONVERSARAM COM UM MÉDICO, muito menos entrado num HOSPITAL. As primeiras ESCOLAS DE MEDICINA foram criadas após o advento do SÉCULO 20.

NOTA - Na próxima parte começaremos escrevendo que o FUTURO estaria alicerçado nos INVENTOS. AS MUDANÇAS que ocorreram, envolvendo ARMAS E REMÉDIOS. A ASCENÇÃO DO SOLIALISMO - KARL MARX ("A religião no seu entendimento se constituia no "OPIUM DES VOLKS").

SMELLO.
smello
Enviado por smello em 30/10/2009
Reeditado em 08/01/2010
Código do texto: T1896713
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.