Usagi Tsukino transforma-se na guerreira mística Sailor Moon.

 

SAILOR MOON SUPER episódio 1: o vilão da gargalhada sinistra

 

SAILOR MOON SUPER episódio 1: o vilão da gargalhada sinistra

Miguel Carqueija

 

O primeiro seriado de Sailor Moon, “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon) foi produzido pela Toei Animation entre 1992 e 1997. A terceira temporada, de 1994, “Sailor Moon S” ou “Sailor Moon Super”, equivale ao arco “Infinito” do mangá de Naoko Takeushi.

Apesar do aspecto mais toscxo do traçado que a gente observa no episódio inicial, esta fase se caracteriza por um aprofundamento maior do enredo, que vai se adensando bastante. É nesse arco “Infinito” que se define com maior clareza o caráter messiânico de Usagi Tsukino, a Sailor Moon; e novos aspectos espirituais aparecem.

Hino Rei, a Sailor Marte, que é sacerdotisa xintoísta no Templo Hikawa, começa a ter sonhos premonitórios com o fim do mundo ou a chegada do “Silêncio”. Uma força misteriosa e aterradora assola o mundo, destruindo tudo em seu caminho: até as “sailors”. Rei avista uma cruz dupla a distância e pergunta: “Você é o Messias?”

De uma cena de estudos das garotas — entremeada com humor, por exemplo, com o cacoete de Minako Aino (Sailor Vênus) de citar provérbios de forma errada — a cena passa para o laboratório do misterioso e sinistro Professor Tomoe que, assessorado por Kaolinite, desenvolve os “ovos de demônios” que geram criaturas malignas e poderosas para caçarem as pessoas de coração puro, pois tais corações têm dentro de si cristais etéreos. Sem tais cristais as pessoas logo morrem; mas em três deles encontram-se os “talismãs”, que reunidos trarão de volta o Cálice Sagrado — o lendário Graal.

Segundo Tomoe, a posse do Cálice Sagrado equivale ao domínio sobre o mundo.

 

O macabro Professor Tomoe: o que ele realmente pretende?

 

Resenha do episódio 90 do seriado japonês “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), episódio 1 da terceira temporada, “A premonição do fim do mundo? As misteriosas guerreiras aparecem!” No Brasil também foi colocado o título “Uma nova batalha começa”. Toei Animation, Japão, 1994. Direção: Junichi Sato e Kunihiko Ikuhara. Argumento: Naoko Takeushi. Produção: Iriya Azuma e Kenji Õta. Roteiro: Yõji Enokido. Música: Takanori Arisawa.

Elenco de dublagem:

Sailor Moon (Usagi Tsukino)....................Kotono Misuishi

Sailor Marte (Rei Hino)............................Michie Tomizawa

Sailor Mercúrio (Ami Mizuno)..................Aya Hisakawa

Sailor Júpiter (Makoto Kino).....................Emi Shonihara

Sailor Vênus (Minako Aino)......................Rika Fukami

Mamoru Chiba (Tuxedo Mask).................Torú Furuya

Chibiusa....................................................Kae Araki

 

O pesadelo de Sailor Marte: com a aproximação da destruição, ela avista a cruz dupla a distância como um sinal de esperança. 

 

“O Silêncio está se aproximando! Isso é mau! Não posso vencê-lo!”

(Hino Rei, Sailor Marte, em sonho)

 

“Você é o Messias?”

(Hino Rei, Sailor Marte, em sonho)

 

“É como dizem: não chore por antecedência pelos ovos de peixe.”

(Minako Aino, Sailor Vênus)

 

“Espere, Usagi-chan! Não aprenda isso!”

(Ami Mizuno, Sailor Mercúrio, diante do disparate de Sailor Vênus, porque o provérbio diz: “Não chore pelo leite derramado.”)

 

“O Cálice Sagrado permite que seu dono faça o que quiser ao mundo. Ele aparecerá quando os Três Talismãs estiverem reunidos!”

(Professor Tomoe)

 

“Uma nova batalha está para começar?”

(Usagi Tsukino, Sailor Moon)

 

À beira da inconsciência, Hino Rei (Sailor Marte) vê sair de seu peito o cristal etéreo, que tem a forma de uma cruz.

 

Tomoe parece acreditar que o Mal será capaz de possuir o Santo Graal.

 

O ataque da “yuma” (ser demoníaco) surgido do “ovo” criado em tubo de ensaio por Tomoe se dá justamente no Templo Hikawa, com uma árvore se metamorfoseando no monstro de forma feminina. E Hino Rei acaba sendo a vítima, e é dominada sem conseguir se transformar. Acontece o mesmo com as outras três (Mercúrio, Vênus e Júpiter) e o ataque de Sailor Moon falha porque a yuma é muito rápida e consegue lançar longe o cetro da Princesa e arrancar o seu broche de transformação. Mas um inesperado ataque de energia vindo de uma árvore próxima acaba subitamente com a “yuma”. Duas figuras femininas mal entrevistas atraem o cristal etéreo, concluem que não é um dos talismãs e o atiram de volta, e o mesmo penetra no peito da desfalecida Rei, que se reanima.

Já se sabe que há um novo inimigo, que é poderoso e está atrás de pessoas com o coração puro e que algumas seriam portadoras de talismãs. Mas, o grupo de Sailor Moon ainda está cru no assunto. E quem seriam as duas novas guerreiras?

Tomoe chama a atenção por sua gargalhada de louco e porque o seu rosto escurece, como a indicar que ele serve ao poder das trevas;

As garotas, mais uma vez, terão de se dividir entre o estudo e as lutas.

 

As duas misteriosas figuras que interferiram no combate.

 

Cena da abertura, Sailor Moon em primeiro plano. Mais atrás o Tuxedo Mask, Sailor Mercúrio e Sailor Marte.

 

Rio de Janeiro, 21 e 22 de março de 2024.