Adversidades e crescimento

Adversidades e crescimento

Educar um indivíduo é um processo humano heurístico complexo, influenciado por contextos históricos, culturais, ambientais, sociais e econômicos. Em compasso com esses cenários, vive-se de provas, de expiações e de algumas incógnitas a serem esclarecidas do ponto de vista da acessibilidade e da inclusão, por fim.

Nessa conjuntura, entende-se que é marco zero sonhar sob a força incontestável da reflexão se existe coerência entre a imagem que se cria de si e do outro e os atos que se pratica entre todos imbuídos de sentimentos e ideias nobres e altruístas. Assim, há o reconhecimento das adversidades e, o respeito por elas, uma vez que a determinação e a perseverança concentram-se na aceitação dos problemas sob diferentes perspectivas face à resolução desses e à vitória, cujo pilar é o aprendizado que fica. Ademais, saltos evolutivos são dados mediante à visão de que tudo passa e que há momentos de claridade e outros de escuridão. Portanto, deve-se pensar, planejar e avaliar antes de agir com sabedoria, com paciência, pois, aceitar a realidade implica, também, no dito: Se não puder voar, corra, então.

Diante desses argumentos, com o aparato de ser necessário debruçar sobre o transcendente e o sagrado e sobre a dificuldade como motivação, os desafios são encarados como parte da vida. Junto a isso, estão os planos de Deus, somados a ideia de que a felicidade é o caminho , haja vista que ganhar não é tudo, mas querer ganhar é tudo. Nesse prisma, a dor, positivamente, é fonte de crescimento e ensina o melhor, mesmo nos piores percalços pelo caminho. Logo, na história de vida, a superação, baseada na fé, é infalível na promoção da inclusão, do bem-estar e do bem-comum desde que o progresso aconteça de dentro para fora.

Com essa visão panorâmica, conclui-se que dinossauros não existem, passado pertence ao passado e o hoje, com suas adversidades, é passível de contemplar escolhas lapidáveis e viáveis dentro de uma cultura de respeito, de empatia e de fé em prol do crescimento humano em um processo contínuo e integral.

Dulcinéia Oliveira de Paula Machado
Enviado por Ranon Machado em 31/03/2024
Código do texto: T8031638
Classificação de conteúdo: seguro