LEGÍTIMA PAIXÃO... BRASILEIRA!

Mal o dia amanhece e há várias paixões que nos movimentam.

Não, não estou falando "daquilo" ora essa, e vocês talvez nem imaginam o que me inspirou nessa manhã.

Quem está acostumado com o campo, sabe que alguns ruídos, cores e "odores" nos despertam mais felizes.

Mas, aqui na cidade grande, está cada vez mais difícil pincelar a tela matinal com as dádivas da natureza, seja duma primavera rutilante, dum sabiá cantante, ou dum nascer do sol exuberante...

Mas pela manhã de qualquer lugar, aqui no Brasil, ainda poderá haver um odor que me alucina: Aquele cheirinho de café passeando pelos aposentos da casa...

Para quem gosta, já perceberam o prazer que nos dá pular da cama. e colocar a água para ferver? E depois preparar todo o apetrecho para coar aquele pó macio e tão cheiroso, que acaricia nossas papilas gustativas?

Hoje sei que preparar café é uma arte! Desde da escolha do grão, (a confecção dos Blends,já um requinte gastronomico); da temperatura e qualidade da água...até ao coador...

E bom mesmo era aquele coador da vovó, com aro metálico e corpo de tecido, que ficava dependurado na sua cozinha...e que ninguém colocava a mão.

Sei que o gosto pelo café não é unânime, mas eu diria que no meu caso, é o único vício que carrego na vida.

Tenho uma querida amiga, cuja família é espanhola.

Lembro-me que certa vez, quando adolescente, viajou para Barcelona e levou na bagagem, um presentinho a sua tia: Um pacotinho de café brasileiro.

Na época, achei aquilo muito estranho.Pensei: Mas isso lá é presente que se dê? Um Pacote de café?

Mas muito posteriormente ao conhecer um pouquinho daquele continente, entendi porque o nosso café, lá, faz tanto sucesso...

Certa vez, numa viagem por ali, cheguei a comemorar quando consegui algo "parecido" com um legítimo cafezinho brasileiro.Estava no auge do desespero.Pagaria qualquer coisa por uma xícara do pó mágico, encorpado, bem coado...cheiroso...que me abortasse aquela "dorzinha de cabeça" da abstenção da cafeína...

Tentei várias vezes! Até guiei-me pelo preço na esperança dum bom cafezinho...mas não sei o que acontece.

Por ali?-desistam!- realmente não existe café. Mesmo! E me desculpem os que me lêem, e que discordam da minha assertiva.

Então, fica aqui um aviso: Se o caro leitor é um amante de café como eu, e pretende dar umas voltinhas pelo velho mundo, leve na bagagem nem que for uma latinha de café solúvel...é melhor se garantir, embora saibam que o método artistico tradicional é insubstituível.

Talvez meu conselho nem seja legal do ponto de vista alfandegário, vai que alguém resolva encarar o pó como tráfico de café, mas será que ninguém compreenderia o papel da "arte" de se degustar um cafezinho legitimamente...brasileiro, pelo mundo?

Eu sem dúvida alguma...correria o risco! Tudo pela arte!

Bem, já falei demais.A chaleira está apitando, e lá vou eu para o ritual da minha paixão matinal.

-Humm...aceitam um cafezinho?