Somatório ou somatória

 

Flávia NevesFlávia Neves Professora de Português

 

 

Os substantivos somatório e somatória existem na língua portuguesa e estão corretos. Embora os dicionários apenas apresentem o substantivo somatório, no masculino, sendo essa a forma considerada mais correta, o substantivo somatória, no feminino, tem apresentado um uso cada vez maior.

O vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras registra os dois substantivos, quer no masculino, quer no feminino.

Somatório e somatória: substantivos

Os substantivos somatório e somatória se referem à soma de vários valores, resultados, fatos e outras coisas, sendo sinônimos de soma, total, totalidade, conjunto, adição e reunião, entre outros.

Exemplos com o substantivo somatório:

O somatório dos valores foi maior do que o esperado.

A nota final será obtida através de um simples somatório.

Será necessário declarar o somatório dos bens do cliente.

Exemplos com o substantivo somatória:

A somatória dos valores foi maior do que o esperado.

A nota final será obtida através de uma simples somatória.

Será necessário declarar a somatória dos bens do cliente.

Somatório e somatória: adjetivos

Além de substantivo, a palavra somatório pode ser também um adjetivo masculino, apresentando a forma feminina somatória. Esses adjetivos se referem a alguma coisa relativa a soma.

Exemplos com o adjetivo somatório:

Resolva rapidamente este exercício somatório.

Foram apresentados valores somatórios.

Exemplos com o adjetivo somatória:

Resolva rapidamente esta tarefa somatória.

Foram apresentadas dificuldades somatórias.

Formação da palavra somatório

A palavra somatório é formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -tório ao verbo somar, alterando o seu sentido da mesma: somar + -tório.

O sufixo nominal -tório forma um substantivo a partir de um verbo e transmite uma ideia de instrumento da ação. Existem outras palavras formadas com este sufixo na língua portuguesa:

operatório;

giratório;

obrigatório;

palavrório;

...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 25/10/2023
Código do texto: T7916537
Classificação de conteúdo: seguro